quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gravata: dicas e nó

Você não precisa passar por aperto sempre que for usar uma grava. Basta seguir algumas dicas e você se sentirá tão seguro para usar está peça predominantemente do vestuário masculino, quanto qualquer um dos demais. A gravata reflete o estilo e a personalidade de quem a usa, mas a sua escolha remete também ao próprio ambiente.
O Verbo procurou especialistas em moda e juntou várias dicas sobre o uso da gravata. O tamanho das gravatas disponíveis varia entre 140 a 150cm, com a largura variando de 6,5 a 11cm. As gravatas de 6,5 cm são finas e estão atualmente na moda. Além disso é importante saber o tipo de tecido da gravata, assim facilitará a escolha do nó.
1. Acerte nos componentes: A gravata deve ser usada com roupa social. Em hipótese alguma com tênis, causa, jeans ou camiseta. Pode haver alguma combinação diferente, mas com muito cuidado para não exagerar.
2. O tom correto: A gravata, ao contrário do que se prega, não precisa necessariamente combinar com as cores da roupa. Ela pode ser diferente, com cores de tons diferentes, mas com uma certa elegância. Nunca com estampas, como do Mickey, ou cores berrantes.
3. Acerte o comprimento da gravata: Sim, existe uma regra para o comprimento da grava. A ponta da gravata, deve tocar a fivela do cinto. Abaixo ou acima disso você estará cometendo um erro no vestuário.
4. Não compre gravata de nó pronto: Gravatas com zíper, ou gravas com nó pronto, que não possam ser desmanchados, parecem práticas, mas você não poderá ajustar a altura delas.
TIPOS DE TECIDO
O tecido influencia bastante na hora de fazer o nó, por isso leve em consideração estas informações:
  • A seda e o poliéster são os materiais mais utilizados, por proporcionarem os nós mais consistentes.
  • A seda pura é suave e elegante, conferindo brilho e elasticidade.
  • As gravatas de algodão, lã e microfibra são também bastante utilizadas.
  • Há ainda as de foulard (que significa lenços), que se caracterizam pelo uso de tecidos leves, com tramas flexíveis e coloridas em peças lisas estampadas.
  • No momento, estão sendo bastante procuradas as gravatas de jacquard (mais grossas do que as de fourlard).
  • O termo jacquard refere-se a uma técnica que em uma mesma carreira de tecido são usadas várias linhas de cores diferentes.
  • Isso permite que se visualize de um lado a estampa da gravata, enquanto, no avesso, podem ser identificadas as alças das diferentes linhas que foram utilizadas.
  • As gravatas de jacquard são mais pesadas, resultando em nós maiores.
  • Além disso, essas gravatas, mesmo que possam ser usadas em qualquer época, dependendo da estação do ano, obrigam a utilização de nós que não façam tanto volume como o Nó Simples.
TIPOS DE NÓ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.