quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cardeal está “perplexo” com interferência judicial em pedido de ativista gay

O arcebispo de Santiago, Francisco Javier Errázuriz, manifestou-se “perplexo” porque a Corte de Apelações de Santiago acolheu recurso de proteção interposto pelo ativista homossexual, Víctor Hugo Robles, conhecido como o “Che dos Gays”, que solicitou sua exclusão dos registros da igreja porque não se sente representado pela fé católica.
“Abandono a Igreja Católica já que ela condena o amor, o afeto e as práticas sexuais que eu assumo e valorizo. Faço-o porque sinto que ela se converteu numa instituição castigadora, abusiva e desprestigiada em seu exercício ético, particularmente, no relativo a certos abusos protagonizados por autoridades eclesiais”, alegou Robles na ação encaminhada no dia 28 de outubro.
No relatório que o Tribunal de Alçada lhe pediu, o líder máximo da Igreja Católica chilena aproveitou a oportunidade para assinalar “perplexidades” na condução da ação legal. Ele apontou que o Poder Judicial não pode ter ingerência em matéria própria da igreja, porque “goza de reconhecida autonomia” e por tratar-se de uma organização interna da instituição.
Na ação encaminhada à Justiça Robles argumentou que “existiu omissão
arbitrária e ilegal de parte do arcebispo de Santiago que me privou e perturbou no livre exercício de meu direito à liberdade de consciência, da manifestação de todas as crenças e do exercício livre de todos os cultos”, garantidos na Constituição.
Diante da resposta do arcebispo, Robles propôs um amplo debate sobre as
contradições da Igreja Católica, “que defende autonomia, mas intervém em decisões políticas, legislativas e jurídicas relativas a matérias educacionais, sexuais e reprodutivas, exercendo pressões sobre o Estado”.

Notícias Cristãs com informações da ALC

SOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com/2010/11/cardeal-esta-perplexo-com-interferencia.html#ixzz15euIaOcQ
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.