sábado, 3 de abril de 2010

Católicos e evangélicos divergem na comemoração da Semana Santa

A Semana Santa é o feriado mais importante do calendário cristão. O feriado santo é carregado de simbologias e significados que são interpretados de maneiras diferentes por católicos e protestantes.
De acordo com o diácono Nelson Alves, da Assembléia de Deus Missões, para os protestantes a semana santa significa saída do pecado e a libertação. “Nos cultos durante a semana santa relembramos a ressurreição de Jesus cristo que se sacrificou na cruz para salvar o mundo do pecado, para nós Cristo não morreu, ressuscitou e vive eternamente, é nisso que acreditamos”.
Outra diferença está na alimentação. Os evangélicos comem carne vermelha nos dias santos, enquanto na tradição católica a orientação é para comer pratos a base peixe, pelo fato do peixe ser considerado um alimento puro e já ter sido símbolo do cristianismo.
Nelson Alves explica que a ingestão de carne vermelha pelos evangélicos no período da semana santa se justifica em um fato histórico. “No livro bíblico de Êxodos capítulo 12, Jesus orienta os servos aprisionados no Egito que comam carne de cordeiro assado”, exemplifica.
Segundo a estudante Amanda Vilela, durante a semana santa os católicos procuram compensar o sofrimento de Jesus. “Na semana santa fui orientada pela minha família e até mesmo na época das aulas de catecismo a ficar um dia de jejum, orar e compensar o sacrifício que cristo fez por nós ao sacrificar-se, que é deixar de comer a carne vermelha no período da semana santa que simboliza para os católicos o sofrimento de Jesus, a semana santa para os católicos é um momento de penintência”.

Canal 13/Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.