sábado, 10 de janeiro de 2009

ANIVERSÁRIO DA CASA DE ORAÇÃO PARA TODOS OS POVOS E NAÇÕES - TAGUATINGA-TO - FAZENDA TERRA DO OURO

Nasce menina britânica selecionada para não carregar gene 'cancerígeno'

Versão alterada do gene BRCA1 significa até 80% de risco de câncer.
Diagnóstico aconteceu logo após fecundação in vitro; técnica é polêmica.
Médicos do University College de Londres anunciaram o nascimento de uma menina selecionada geneticamente para não carregar uma versão alterada do gene BRCA1, a qual pode acarretar um risco de até 80% de desenvolver câncer de mama ou de ovário. A informação é da rede americana CNN. O diagnóstico ocorreu após um processo de fertilização in vitro: embriões gerados em laboratório pelos pais da menina foram selecionados, sendo escolhido para implantação no útero apenas o que não carregava a versão "maligna" do gene.

Embrião com oito células, fertilizado in vitro (Foto: Reprodução)

O governo britânico autoriza desde 2006 esse tipo de teste. Os pais da menina decidiram fazer a seleção de embriões porque, nas últimas três gerações da família do marido, havia ocorrido o diagnóstico de câncer de mama em mulheres na casa dos 20 anos.
Em entrevista à rede britânica BBC, o especialista em fertilidade Paul Serhal, que acompanhou a seleção dos embriões e a gravidez, afirmou que o grande legado do nascimento "é a erradicação da transmissão dessa forma de câncer, a qual fez essa família sofrer por gerações". Como o diagnóstico da alteração genética é feito em embriões com apenas oito células, os especialistas também argumentam que ele evita a realização de abortos, caso a anomalia fosse detectada mais tarde ao longo da gestação.
No entanto, críticos do procedimento apontam que o gene alterado envolve apenas uma probabilidade do aparecimento da doença, não uma certeza, e sua presença não sugere que o problema será incurável. Também criticam o tratamento de embriões humanos como material descartável e afirmam que, no longo prazo, a popularização desse tipo de técnica pode levar à criação de "bebês por encomenda", apenas com as características genéticas desejadas pelos pais.
Se isso acontecer mesmo, porém, não deve ser algo para já. O custo do procedimento hoje ultrapassa os US$ 10 mil.

G1

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Cientistas chegam perto de recriar origem da vida em laboratório

Dupla americana produziu duas moléculas capazes de se auto-replicar.
Ambas são feitas de RNA, substância que é tida como primo pobre do DNA.
Recriar a origem da vida em laboratório é um dos maiores desafios da ciência. Mais do que a complexidade dos processos envolvidos, o que conta é a falta de tempo: os cientistas não dispõem de vários milhares ou até milhões de anos na bancada para esperar tudo acontecer diante de seus olhos. Por conta disso, o processo todo precisa ser recriado aos pedaços. E o que pode ser o mais importante deles acaba de ser produzido por uma dupla de cientistas americanos.
Tracey Lincoln e Gerald Joyce, do Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia, conseguiram ensaiar os primeiros passos do que os cientistas chamam de "mundo de RNA". Traduzindo do cientifiquês para o português, eles produziram moléculas extremamente simples que são capazes de se replicar e carregar um código genético rudimentar. Seus sucessos foram reportados on-line pelo periódico científico americano "Science".
O problema do surgimento da vida é um dos mais intratáveis, do ponto de vista científico. Além da já referida falta de tempo hábil dos cientistas para conduzir os experimentos, há também um dilema adicional: as criaturas atuais fazem emergir a velha dúvida, "quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?", em versão biomolecular.
Eis a questão: todos os seres vivos conhecidos hoje têm, de um lado, uma molécula específica para guardar suas informações genéticas -- trata-se do famoso DNA, uma espécie de "manual de instruções" para a construção e o metabolismo de um indivíduo vivo. De outro lado, as estruturas e ocorrências que se dão no interior desse indivíduo são propiciadas pelas proteínas, moléculas complexas em geral construídas a partir do código armazenado no DNA.
Ocorre que é improvável que essas duas coisas tenham surgido individualmente ao mesmo tempo e então se reunido para formar a primeira criatura viva. Alguma estratégia, mais simples, deve ter sido precursora do atual "formato" da vida na Terra.

Entra em cena o mundo de RNA

Há uma molécula que, hoje em dia, serve para funções "subalternas" nas células. É o RNA, uma espécie de primo pobre do DNA, posto que é mais instável. Atualmente, ele serve, por exemplo, para transportar a informação contida no DNA, localizado no núcleo da célula, até as fábricas de proteínas, posicionadas fora do núcleo.
Mas os cientistas observaram que, em dadas circunstâncias, o RNA pode fazer mais que ser leva-e-trás de informação genética. Às vezes, ele também pode agir diretamente no metabolismo, "atuando" de forma similar às proteínas. Voilà, pensaram os biólogos, cá está a estratégia mais simples para o início da vida: tudo teria começado com o RNA, trabalhando como um "faz-tudo".
É justamente este modelo que acaba de ganhar uma força imensa, direto da bancada de Lincoln e Joyce. A dupla criou duas pequenas moléculas de RNA que, em parceria, promovem sua própria replicação. E põe replicação nisso: "Essas enzimas de RNA de replicação cruzada passam por amplificação exponencial auto-sustentada na ausência de proteínas e outros materiasi biológicos", descrevem os cientistas em seu artigo na "Science". Eles apontam que a "população" de RNA auto-replicante dobra aproximadamente a cada uma hora -- e continua, indefinidamente, contanto que os recursos estejam disponíveis ao redor.

Evolução em andamento

Outra coisa que os cientistas americanos conseguiram observar foi a seleção natural, tal qual descrita por Charles Darwin, em franca operação.
Várias versões diferentes das moléculas de RNA auto-replicantes foram produzidas e colocadas no mesmo substrato. Após gerações e mais gerações de "reprodução", os cientistas notaram que algumas delas saíram "vencedoras" e dominaram completamente a disputa por recursos.
Com isso, ficou demonstrado também que, além do papel na replicação, as fitas de RNA também tinham papel como um sistema genético, que podia ser submetido à seleção natural.
Sem dúvida, é um passo importante para explicar como a vida pode ter surgido e se apoderado dos recursos da Terra, da forma como fez cerca de 4 bilhões de anos atrás. Mas é a solução do mistério?
Claro que não. De um lado, ainda fica o enigma de como essas fitas de RNA auto-replicantes poderiam ter aparecido, a partir da chamada "sopa primordial" de compostos orgânicos existentes na Terra primitiva.
Na outra ponta, ainda resta explicar como essas precursoras da vida em forma de RNA evoluíram para ganhar tantas estruturas e complexidade, como um sistema genético com DNA e proteínas altamente sofisticadas para "tocar" o metabolismo das células.

G1

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Magia negra leva a reforço de policiamento no cemitério

A PSP de Chaves vai reforçar o policiamento ao cemitério velho da cidade. Na passada segunda-feira de manhã, cinco campas, todas de mármore preto, terão sido alvo de rituais de magia negra. Além de garrafas de champanhe, pontas de cigarro, foram ainda deixados no local cristas de galinha.

foto
O alerta foi dado pelos funcionários da Câmara que zelam pelo espaço. A PSP já esteve no local a recolher o material deixado, no sentido de conseguir identificar eventuais impressões digitais deixadas pelos autores do acto. No entanto, ao que foi possível apurar, não foi possível proceder a qualquer identificação. Sem outras provas, a Polícia vai passar a vigiar mais o local, a fim de poder, eventualmente, surpreender os prevaricadores. Além disso, as autoridades irão também solicitar à Câmara reforço da protecção do cemitério nas traseiras, onde a entrada no local será acessível a qualquer pessoa.
O crime de profanação de cadáver ou local fúnebre é punido com cadeia ou multa de 250 dias.

Semanário Trasmontano

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Jesus Vida Verão começa com polêmica

A partir desta sexta-feira(09), as areias da Praia da Costa, em Vila Velha, serão palco de mais uma edição do Jesus Vida Verão. Nos próximos três finais de semana (toda sexta e sábado), a partir das 19 horas, cerca de 30 mil pessoas por dia devem comparecer ao evento. Além dos shows musicais, também tem início a polêmica.
Os moradores da Praia da Costa reclamam do barulho e do caos no trânsito decorrentes da superlotação da praia. "A Praia da Costa não está preparada para grandes eventos, não tem espaço adequado. Ninguém é contra a Igreja Batista ou ao encontro, nós colocamos em nosso jornal da associação que o show do Lulu Santos - realizado em 2007 - trouxe transtornos, e deu muito mais gente, mas foi apenas um dia", argumenta o presidente da Associação dos Moradores da Praia da Costa, Gilson Pacheco.
O evento é alvo de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra o município de Vila Velha e data do final de 2001. O processo, que está tramitando, tem o intuito de não extinguir o evento, mas de remanejá-lo para um outro local mais viável estruturalmente.

'A praia é de todos'

Segundo o organizador do evento, o pastor Evaldo Carlos dos Santos, a Igreja não vai abrir mão do espaço na orla. "Acho que existe perseguição no aspecto de não quererem que a gente esteja ali, minimizando o que fazemos e de não enxergar o propósito desse evento. É como se a praia fosse somente daqueles moradores, mas a Constituição Federal diz que a praia é de todos", rebateu o pastor.
Em relação à poluição sonora, ele disse que esse ano haverá novos recursos para diminuir o som para não incomodar os moradores próximos ao local. "Vamos melhorar a questão do som. Este ano estamos com um projeto novo com torres de delay, que facilitam para a pessoa que está mais distante possa ouvir o som mais próximo, e ao mesmo tempo facilita para que a gente não precise colocar uma pressão sonora muito grande nas caixas da frente do palco", explicou.
Na última terça-feira(06), cinco secretários da Prefeitura de Vila Velha se reuniram com os representantes dos comerciantes da orla, associação dos moradores e organização do Jesus Vida Verão. A discussão foi realizada a fim de criar medidas que amenizem os impactos decorrentes do evento, já que a autorização para a localização já havia sido concedida pela gestão anterior, segundo o secretário de Transportes do município, Oswaldo Maturano.
Os comerciantes da orla sugeriram que o evento fosse transferido para a Prainha, mas a hipótese foi rejeitada pela organização. Segundo o pastor Evaldo, o evento é praiano e não tem sentido ser realizado em outra localidade. "O evento tem cara de verão, o próprio nome do evento diz, e a lei que instituiu o evento, diz claramente que ele tem que ser realizado na Praia da Costa. E temos certeza que o Jesus Vida Verão atrai um potencial turístico tremendo para a cidade. Pelo menos 40 ônibus de Belo Horizonte devem vir este ano", destacou.
O secretário municipal de Transportes, Oswaldo Maturano, salientou que a prefeitura vai se colocar como interlocutora do processo e as discussões para a mudança ou não do evento de local vão recomeçar a partir de março. Enquanto isso, algumas medidas serão tomadas para que o Jesus Vida Verão não cause transtornos na região. Será proibido o estacionamento de veículos no lado direito da orla, na Avenida Gil Velozo; 30 guardas municipais de trânsito e 10 fiscais de transporte coletivo atuarão nos dias do evento; os semáforos da orla serão reajustados e terão um aumento no tempo de abertura e os das vias secundárias terão o tempo reduzido; entre outras medidas.

Gazeta Online

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Grã=Bretanha: cristãos cobram de ateus prova de que Deus não existe

Uma organização britânica cristã protestou nesta quinta-feira perante a autoridade que regulamenta a publicidade após o lançamento nos meios de transporte públicos do Reino Unido de uma campanha atéia que proclama «provavelmente Deus não existe» e pediu provas que confirmem tal afirmação.
A campanha atéia, exposta em 800 ônibus do país, assim como no Metrô de Londres, foi lançada ao início de janeiro com o apoio da Associação Humanista Britânica (BHA) e foi financiada por mais de 140 mil libras (cerca de 150 mil euros).
O slogan completo da campanha, que também deverá ser promovido em menor escala na Espanha, é «Provavelmente Deus não existe. Deixa de te preocupar e desfruta a vida».
Stephen Green, diretor nacional da associaçãoChristian voice, apresentou uma denúncia à Advertising Standards Authority (ASA), argumentando que a campanha viola o código da publicidade por ser enganosa, dado que carece de fundamento.
Segundo seu regulamento, a ASA estabelece que «a publicidade não pode desorientar os consumidores. Isto significa que os anunciantes devem ter provas que demonstrem o que anunciam sobre seus produtos ou serviços antes de que apareça o anúncio».
Segundo Green, esta publicidade viola o código publicitário, «a não ser que os anunciantes demonstrem que provavelmente Deus não existe».
Segundo o denunciante, os promotores da campanha não podem desculpar-se dizendo que se trata de uma «questão de opinião», «pois nenhuma pessoa ou entidade firma a declaração. Apresenta-se como uma declaração de fato e isto significa que deve ser capaz de ser provada, do contrário se rompem as normas».
Um porta-voz da ASA declarou que a autoridade aceitou a denúncia.
«Nós a avaliaremos nos próximos dias e, a partir desta avaliação, decidiremos se é necessário contatar o anunciante», afirmou.

Zenit

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Bíblia salva vida de cabeleireiro

Intervenção Divina. Assim o cabeleireiro N.G.C., 45 anos, classificou o ocorrido a ele, na noite desta quinta-feira (8), em Jacaraípe. Baleado na altura do coração, ele só não foi morto porque a bala ficou encravada na Bíblia que ele levava junto ao peito, no bolso da camisa.
Pode ser apenas coincidência, mas a bala parou justamente no Segundo Livro de Reis, no capítulo 1, entre os versículos 14 e 16. O texto fala da falta de fé em Deus do rei de Israel, que doente, mandara emissários fazer consultas a um deus pagão.
"É uma coisa para se pensar bastante a respeito", disse o cabeleireiro, que afirmou ser muito religioso. "Esta é a segunda vez que a Bíblia me salva. A primeira foi quando eu conhecia a Palavra. Agora, acontece isso", disse.
Segundo a vítima - que está em processo litigioso de separação -, o crime não se caracterizou como um assalto. "Eu estava com R$ 800,00 na carteira, com relógio e outros objetos. Não pediram nada. Já chegaram querendo me matar mesmo", falou.
O cabeleireiro disse que saiu de casa às 19h40, para conversar com um sobrinho numa igreja perto da casa dele. "Não o encontrei. Então fui até o comércio dele, que também estava fechado. Quando retornava, percebi, já no bairro Manguinhos, que estava sendo seguido por outro carro, um Gol branco", disse a vítima.
Quando colocou o carro na garagem e foi fechar o portão, N.G.C. foi abordado por um dos ocupantes do carro, já de arma na mão. "Quando vi, fui em direção a ele, para tentar impedir que atirasse. Mas ele disparou, me acertou de raspão na testa. Caí e ele atirou de novo, no peito", finalizou.
N.G.C. foi socorrido e levado para o Hospital Metropolitano, onde foi medicado e liberado logo a seguir. Ele disse que não conhecia o atirador. O caso será investigado pela Delegacia de Jacaraípe.

Gazeta Online

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Práticas religiosas influem pouco na felicidade das crianças

Estudo é da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
Ter 'espiritualidade' é importante; participar de rituais, não.
As práticas religiosas, como ir à igreja ou rezar, são pouco influentes para determinar o grau da felicidade de uma criança, aponta um estudo da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
É a espiritualidade, entendida como sistema de confiança interior de uma pessoa, o fator mais importante para que as crianças sejam felizes, seguido de seu temperamento.
A pesquisa, liderada por Mark Holder e publicada no último número da revista "Springer's Journal of Happiness Studies", consistiu em analisar a felicidade de 320 crianças de idades entre 8 e 12 anos procedentes de quatro colégios públicos e dois religiosos através de questionários preenchidos por eles e seus pais.
As crianças mais felizes são as que sentem que sua vida faz sentido e que desenvolvem relações interpessoais mais profundas, ambas características da espiritualidade.
Diversos estudos já relacionaram a religiosidade e a espiritualidade com a felicidade de adultos e adolescentes, mas existem poucas pesquisas feitas com crianças.
Os aspectos pessoais íntimos, como a autoestima e a concepção do sentido da vida, e os comunitários, a qualidade das relações pessoais, são os fatores mais determinantes na felicidade de uma criança.
O comportamento também é importante: as crianças mais sociáveis e menos tímidas são mais felizes.
No entanto, segundo os pesquisadores, as práticas religiosas, tais como reza, meditação e participação dos rituais eclesiásticos, têm muito pouco efeito sobre a felicidade delas.

EFE

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

O mundo vai acabar em 2012?


A revista Mundo Estranho deste mês traz como título de capa "As profecias do fim do mundo". A reportagem mostra algumas profecias que tratam do assunto, entre as quais a que está se tornando famosa pelo fato de supostamente anunciar o fim para o ano 2012: a profecia do calendário maia. Mas a coisa não é bem assim. Na verdade, quem acaba em 2012 é o próprio calendário maia. O resto - colisão de meteoros e planetas com a Terra, previsões de "paranormais" sobre o fim do mundo naquele ano, etc. - é pura especulação. A "profecia maia" já tomou grande proporção na internet pelo mundo afora com milhões de pessoas acreditando que o mundo vai acabar em 2012. Bom seria, mas comumente o que ocorre é que, depois que o fim não vem, muita gente desanima e perde a fé.
"O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um 'mês', ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou 'ano', cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012. Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. 'Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto', diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. 'Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.' A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1", explica a revista Galileu.
Muitas profecias "furaram" no passado. Uma "lenda evangélica" dizia: "Mil passará, dois mil não passará." E passou... Centúrias de Nostradamos igualmente falharam (mas são tão vagas que acabam sendo reinterpretadas. De minha parte, prefiro ficar com a Bíblia que nunca errou um prognóstico em suas profecias precisas e detalhadas. Ela diz: "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe" (Mt 24:36); "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Lc 12:40); "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7).

Criacionismo

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Igreja muda distribuição de água benta por causa da dengue


O SRZD foi a campo, ou melhor, a paróquia dos Capuchinhos, na Tijuca, para apurar a denúncia feita na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no Jornal O GLOBO, que os fiéis ficaram sem água benta pela decisão dos frades de retirar a água parada na pia. Além disso, a água benta seria vendida em uma garrafinha.
Ao entrar na tradicional igreja tijucana, no local destinado a água benta, o visitante irá encontrar um cartaz "Em razão da dengue não colocaremos água aqui".
Segundo informações da funcionária da secretaria, esta seria a única igreja carioca a adotar esta medida. A idéia teria surgido para ajudar no combate a doença, em virtude do alto número de casos registrados na região no ano passado.
Vale lembrar que neste sábado completa uma semana que começou a campanha integrada de combate a doença na cidade.

Como conseguir a água benta?

Dentro dos Capuchinhos, os visitantes não encontraram nenhuma placa sobre como conseguir um pouco de água benta. No entanto, ao contrário do que informou o colunista Ancelmo Gois, o sagrado líquido não é vendido.
Quem deseja um pouco de água benta pode solicitar ao sacristão do local que entrega o líquido dentro uma garrafa plástica, e ainda deseja que o visitante vá "abençoado por Deus", ao se despedir.

SRZD

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LIÇÃO 02 - JOSUÉ ASSUME A LIDERANÇA DE ISRAEL - EV. LUIZ HENRIQUE

PARTE 01


PARTE 02


PARTE 03


PARTE 04


PARTE 05

LIÇÃO 01 - JOSUÉ, UM LÍDER ESCOLHIDO POR DEUS - EV. LUIZ HENRIQUE

PARTE 01


PARTE 02


PARTE 03


PARTE 04


PARTE 05

Roberto Brum conversa com Deus e almeja um ano de “pescaria farta”


Muito religioso, meia crê em dias melhores para todos na Vila Belmiro.

O ano de 2008 não foi bom para o Santos, que brigou para não cair no Brasileirão. Sem títulos na última temporada, o grupo inicia 2009 esperando que a “pescaria” seja farta. É o que almeja o espirituoso Roberto Brum em sua primeira entrevista no ano. O jogador, bastante religioso, crê em dias melhores para todos que rodeiam o clube.

- Estava entrando na cidade de Santos e vi o símbolo do local, que é um peixe. Comecei a conversar com Deus, pois no último ano jogamos as redes e não veio um peixe. Ele me falou sobre uma passagem da Bíblia, na qual Pedro e os outros discípulos tentavam pescar e nada vinha. Jesus apareceu e falou para jogarem a rede para o outro lado. Vieram tantos peixes que até os barcos que estavam por perto precisaram ajudar. Pedi uma pescaria farta este ano, com peixes para nós e também para os outros barcos, que são a imprensa, os funcionários, os torcedores, todos que amam o Santos - pregou o jogador.

O técnico Márcio Fernandes tem o mesmo desejo que Brum. E se baseia no caráter dos jogadores do elenco para acreditar que 2009 será muito melhor para o Peixe.

- Como comandante, tenho sempre que acreditar nisso, ou então não teria razão em continuar. Acredito muito nisso por causa do caráter e do profissionalismo dos jogadores que estão aqui. Torço para que possamos iniciar um ano bom e terminar melhor ainda - acrescentou o comandante.

Fonte: Globo Esporte

FONTE: www.overbo.com.br

“Dança do Pinguim” concorre como Hit do Verão 2009 da Band


A música ‘Dança do Pinguim’, que faz parte do primeiro CD infantil de Aline Barros pela MK Music, Aline Barros & Cia, está concorrendo junto com canções seculares e uma católica como o ‘hit do verão 2009′, no site da Band. O CD foi produzido por Rogério Vieira e a ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.

Para conferir a enquete e votar na ‘Dança do Pinguim’ é só acessar o site www.band.com.br/verao. Aproveite e vote muito, pois o prazo está acabando!

O resultado você confere nesta sexta-feira, 09/01, no Band Verão, às 22h, com a apresentadora Daniela Cicarelli.

Assista também ao videoclipe da música no Conexão Gospel Online.

FONTE: www.overbo.com.br


Policial cristão é assassinado por guerrilheiros


COLÔMBIA - O jovem cristão Javier Mancilla, subtenente da polícia no município de Fortul, Departamento de Arauca, foi assassinado em 10 de dezembro.

Ele e outros sete policiais foram atacados por rebeldes da frente do Exército de Libertação Nacional (ELN). Os rebeldes detonaram primeiro uma bomba e, em seguida, atiraram na cabeça dos policiais.

No Departamento de Arauca, o ELN proíbe a pregação do evangelho abertamente nas zonas rurais. Este grupo armado, quando assumiu o controlo do território em meados de 2007, proibiu a prática de cultos religiosos.

O corpo de Javier foi trasladado a Bogotá, onde seus pais residem.

Javier era do Departamento de Tolima. Ele havia sido transferido do município de Porto Rondón para Fortul 15 dias antes de sua morte.

Durante os últimos oito meses, enquanto trabalhava em Porto Rondón, Javier recebia estudos bíblicos personalizados, feitos pelo pastor local. Como agente da polícia, era difícil para ele freqüentar a igreja publicamente.

Muitos cristãos desconfiam da polícia e vêem-nos como perseguidores tentando se infiltrar na igreja.

Javier, por sua vez, tinha medo de que guerrilheiros se fizessem de cristãos e o denunciassem à guerrilha, a qual procuraria matá-lo. Em Arauca, os guerrilheiros consideram figuras públicas cristãs como seus inimigos.

Segundo o pastor que o discipulava, Javier era um cristão que aproveitava qualquer oportunidade para falar das “boas novas”. Ele foi cuidadoso para não ser visto na igreja, mas sua vida revelava que ele era seguidor de Cristo e que não tinha medo de evangelizar.

“Javier foi um exemplo de cristão que não tem medo de crer no poder de Deus”, disse o ministro.

Javier começou sua carreira de policial em Bogotá, mudando-se depois para Porto Rondón, quando foi promovido a subtenente. Após dar bons resultados em Porto Rondón, foi designado para Fortul.

Nas zonas vizinhas a Fortul, sete igrejas já foram fechadas pelo ELN.

FONTE: www.overbo.com.br

Moradores protestam contra homicídio de jovem negro nos EUA


OAKLAND, EUA (AFP) — Moradores de um subúrbio perto de San Francisco (Califórnia, oeste) voltaram a protestar, nesta quinta-feira, contra o disparo de um segurança do metrô local, que matou um jovem negro desarmado.

Membros da comunidade de Oakland, próximo de San Francisco, reuniram-se com os diretores do Sistema de Transporte Subterrâneo da cidade, o Bay Area Rapid Transit (Bart), para expressar sua preocupação com a morte, no dia 31, de Oscar Grant, de 22 anos, que levou um tiro de um segurança que, segundo testemunhas, respondeu dessa forma a uma briga no metrô.

O tiroteio foi gravado por vídeo e transmitido amplamente pelas emissoras de TV e pela Internet.

Amos Brown, pastor de uma igreja batista em San Francisco e membro da influente associação pelos direitos civis dos negros, a NAACP, fez um apelo à diretoria do Bart para que reconheça a morte do jovem como “assassinato”.

“Temos de reverenciar e respeitar cada vida humana”, declarou Brown, de acordo com o jornal local “Oakland Tribune”.

“O Bart deveria se unir a esta audiência para dizer que foi um assassinato, e não explicar isso como se tivesse sido um engano”, acrescentou o pastor.

A família de Grant entrou com uma ação contra o Bart pela morte sem justificativa e exige 25 milhões de dólares. O oficial de polícia que deu o disparo renunciou na quarta-feira.

Nesse mesmo dia, centenas de manifestantes protestaram nas ruas, e cerca de 200 foram ao centro de Oakland. Houve confusão e violência, que terminou com danos de pelo menos 150.000 dólares, estimou a polícia.

Ontem, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão e prendeu mais de 100 pessoas. As acusações vão de incitação à desordem pública, a assalto à polícia e vandalismo.

O prefeito de Oakland, Ron Dellums, anunciou que o Departamento de Polícia de Oakland fará sua própria investigação sobre o incidente

AFP

FONTE: www.overbo.com.br

Obama vai usar a mesma bíblia de Abraham Lincoln


EUA - A Bíblia Sagrada de Lincoln é um dos maiores tesouros da Biblioteca do Congresso dos EUA. Barack Obama vai ser o primeiro Presidente a usá-la na tomada de posse.

Barack Obama vai fazer o juramento de tomada de posse dos Estados-Unidos com a mão sobre a mesma bíblia que Abraham Lincoln usou na sua cerimônia, em 1861. Mais de 130 anos depois de Lincoln ter abolido a escravidão no país, sobe ao poder o primeiro Presidente negro.

Encadernada em veludo púrpura e com as laterais reforçadas em metal banhado a ouro, este exemplar da bíblia é um dos maiores tesouros da Biblioteca do Congresso dos EUA. Obama declarou-se “muito honrado” quando recebeu autorização para usar esta peça, que tem 15 centímetros de largura e 4,5 de altura. No meio da capa existe ainda uma placa metálica, também banhada a ouro, onde foi gravada a inscrição: “Bíblia Sagrada”.

Obama, que será o 44º representante máximo do país, é o primeiro Presidente a usar esta Bíblia desde a tomada de posse de Lincoln, a 4 de Março de 1861.

Assista um vídeo com imagens da Bíblia de Abraham Lincoln (em inglês):


FONTE: www.overbo.com.br

Bispa Johnson: agora é o tempo para visitarmos a Faixa de Gaza

A bispa Susan C. Johnson, da Igreja Evangélica Luterana do Canadá (ELCIC), que integra a comitiva da Federação Luterana Mundial (FLM), encabeçada pelo Presidente da FLM, bispo Mark Hanson, e visita às áreas conflagradas, informou que "houve muito debate sobre se deveríamos prosseguir com a viagem, após irromper a violência na região" observou a bispa Susan C. Johnson, "mas no fim era uma decisão simples de tomar. Se quisermos ser verdadeiramente uma igreja em missão a outros, trabalhar verdadeiramente por uma justiça compassiva, então agora mais do que nunca é o tempo para visitarmos a região e fazer nosso melhor para cumprir as metas da viagem - consciência, acompanhamento e defesa", acrescentou.
Em Amman, os bispos Hanson e Mounib Younan, da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e na Terra Santa, e seis bispos da Igreja Evangélica Luterana na América participaram de celebrações no dia 4 janeiro na Comunidade Bom Pastor. Hanson disse à congregação: "Hoje à noite estamos aqui como líderes luteranos dos Estados Unidos e Canadá e nos comprometemos publicamente a rezar pela paz no Oriente Médio", demonstrando temer como as pessoas nos Estados Unidos veem a região em sua complexidade, e insistindo claramente num fim para a violência e na retirada de tropas israelenses de Gaza, a volta das negociações, o restabelecimento dos direitos humanos e a abertura das fronteiras para entrada de medicamentos e atendimento das necessidades básicas às pessoas em Gaza.
O presidente da FLM expressou apreciação pelos esforços do Rei Abdullah II, da Jordânia, para conter a violência e enviar atendimento humanitário às pessoas em Gaza, e por seu respeito ao aprofundamento das relações entre muçulmanos e cristãos.

SRZD


FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Preso por ter 20 mulheres

Dois membros de uma seita canadiana, designadamente o seu chefe, foram terça-feira acusados de poligamia na Columbia Britânica, anunciou o ministro da Justiça desta província do ocidente do país.
Winston Blackmore, chefe da comunidade polígama instalada há 50 anos na pequena aldeia de Bountiful, «é suspeito de ter praticado a poligamia com cerca de 20 pessoas», declarou o ministro Wally Oppal durante uma conferência de imprensa.
O segundo acusado, James Marion Oler, é suspeito de ter tido duas cônjuges simultaneamente, acrescentou.
A seita dirigida por Blackmore, com 400 membros, é uma ramificação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias (FLDS), um grupo norte-americano dissidente da Igreja mórmon com sede no Utah.
Blackmore, de há muito conhecido como Bispo de Bountiful, foi expulso em 2003 da FLDS pelo seu líder, Warren Jeffs.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias pratica a poligamia através de casamentos arranjados, uma tradição ligada à teologia inicial da igreja mórmon. Os mormons renunciaram a poligamia em 1980 uma condição imposta pelo Utah.
Há 20 anos que os diferentes governos da Columbia Britânica pretendiam acusar esta seita polígama.
Mas até hoje tinham desistido de fazê-lo por consideraram que os processos não teriam consequências devido às garantias que protegem a liberdade religiosa na Constituição canadiana.

IOL Diário

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Pastor apela para resgate de valores morais

O pastor da Igreja Metodista Unida de Emanuel, Osvaldo Mendes, apelou hoje, em Luanda, aos cristãos para contribuírem no resgate dos valores morais, pautando-se por princípios de boa convivência.
Em declarações á Angop, o religioso disse haver necessidade de se construir uma sociedade mais passiva e humilde, baseada numa maior consciência cívica, para que a reconciliação nacional se consolide contínuamente.
"As pessoas devem ter um espírito de tolerância e perdão, valores que por vezes são esquecidos", aconselhou o prelado, acrescentando que "é hora de nos tolerarmos mais, de termos os corações cheios de paz e fé ".
Para o pastor metodista, o amor ao próximo é muito importante para os cristãos, porque só daí se pode avaliar o comportamento daqueles que seguem a palavra de Deus.
"Devemos comportar-nos como seguidores de Cristo, pois só assim algumas coisas que vão mal na nossa sociedade serão ultrapassadas", rematou.
Osvaldo Mendes deu a conhecer que a igreja implementou este ano vários projectos sóciais, entre os quais o de alfabetização de adultos e o de doações a lares de terceira idade.
As crianças foram também alvos dos programas da Igreja Metodista Unida de Emanuel, pois os seus crentes prestaram apoio moral e material aos menores mais desfavorecidos.
Um dos grandes objectivo destes gestos, disse a fonte, é mostrar e divulgar a importância dos bons princípios e de uma convivência social sadia entre as pessoas.

Angola Press

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Vinte missionários assassinados durante 2008

Segundo publica o dossiê anual da agência «Fides»
Durante todo o ano de 2008, foram assassinados no mundo 20 pessoas cujas atividades pastorais e eclesiais estavam relacionadas com as missões: assim revela o dossiê anual publicado pela agência vaticana missionária «Fides», da Congregação vaticana para a Evangelização dos Povos.
Trata-se de Dom Paulos Faraj Rahho, arcebispo de Mosul (Iraque), de 16 sacerdotes, um religioso e 2 voluntários leigos.
É na Ásia onde se produziu o maior número de assassinatos: 6 sacerdotes e uma voluntária leiga, além do prelado iraquiano, perderam a vida no Iraque, Índia, Sri Lanka, Filipinas e Nepal.
A esta lista provisória, afirma a agência Fides, deve-se acrescentar «a nuvem de soldados desconhecidos da grande causa de Deus», segundo a expressão que acunhou há alguns anos o Papa João Paulo II, «dos quais não se tem notícia, e que em muitos lugares da terra sofrem e pagam com sua vida a fé em Cristo».
A recontagem da Fides inclui alguns casos de assassinatos violentos, ainda que não tenham sido cometidos expressamente «por ódio à fé» em sentido estrito.
Alguns, como o Pe. Brian Thorp, assassinado em sua paróquia de Lamu (Quênia), perderam a vida em aparentes intentos de roubo ou pereceram ao ser assaltados na rua enquanto exerciam seu ministério, talvez só para o roubo do carro.
Outros foram eliminados porque opunham com tenacidade o amor ao ódio, como o Pe. Bernard Digal, primeiro secretário católico morto na campanha de violência anticristã levada a cabo pelos extremistas hindus no Estado indiano de Orissa.
Também na Índia, no Estado de Andhra Pradesh, foi assassinado o sacerdote carmelita Thomas Pandippallyil, enquanto se transladava a uma aldeia para celebrar a santa Missa.
Em alguns Estados, como Venezuela e Colômbia, a violência e o drama da pobreza estão por trás do assassinato do Pe. Orellana Hidalgo, cujo cadáver foi encontrado em sua casa de Caracas, e do Pe. Jaime Ossa Toro, apunhalado em Medelhim.
A pequena comunidade católica do Nepal conta desde este ano com seu primeiro sacerdote assassinado, o salesiano Johnson Moyalan. Durante a noite, um grupo de homens armados penetrou na missão salesiana de Sirsia, a aproximadamente 15 km da fronteira entre a Índia e o Nepal, e mataram o missionário com muitos tiros.
Outros foram assassinados enquanto rezavam, como o Pe. Reynaldo Roda, assassinado a tiros na capela de uma missão das Filipinas, onde pouco antes rezava o santo terço.
«Todos eles – sublinha o informe da Fides – sem heroísmos ou solenidades, não hesitaram em colocar suas vidas diariamente em risco para que não faltasse a quem os rodeava o sopro da esperança.»
No Sri Lanka foi assassinado o Pe. Xavier Karunaratnam, desde sempre comprometido em dar assistência psicológica às vítimas do conflito. Na martirizada República Democrática do Congo também faleceu o voluntário leigo Boduin Ntamenya, originário de Goma, morto enquanto realizava seu trabalho em uma região em conflito.
Há também vítimas da loucura homicida: é o caso de dois sacerdotes jesuítas, os padres Otto Messmer e Victor Betancourt, assassinados em sua moradia de Moscou por um psicopata.
«Como nas origens, hoje também Cristo precisa de apóstolos dispostos a sacrificar-se. Precisa de testemunhas e mártires como São Paulo», afirma o dossiê da Fides, recordando as palavras pronunciadas por Bento XVI durante a celebração das Primeiras Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em 28 de junho de 2007.

Zenit

FONTE:noticiascristas.blogspot.com

Erros e acertos dos místicos nas previsões

Profetas na berlinda: erros e acertos dos místicos nas previsões sobre 2008

Entre poucas bolas dentro, futurólogos cravaram: Corinthians ficaria na Série B, Flamengo ganharia Libertadores e Cielo teria ano decepcionante

A virada de ano é sempre uma boa oportunidade para tirar o tarô da gaveta, jogar os búzios na mesa ou conferir o que a numerologia e a conjunção dos astros reservam para o futuro. O que pouca gente se lembra, no entanto, é de checar os palpites do ano anterior para ver quais chutes acertaram o ângulo e quais foram parar na arquibancada. Entre um e outro acerto, bolas de cristal embaçadas viram o Flamengo campeão da Libertadores, o Corinthians preso à Série B e o Sport amargando um rebaixamento. Nas piscinas, César Cielo atravessaria um ano sem glórias, e nas quadras o basquete masculino subiria no pódio olímpico. No geral, 2008 foi bem diferente do que os místicos previram.


Futebol paulista


Rebaixado em 2007, o Corinthians voou em céu de brigadeiro na Série B. Conquistou o acesso e levantou o título com um pé nas costas. Os astros não viram nada disso:

- Não sei se ele volta para a Série A. O começo de ano vai ser melhor que o fim. Não estou muito otimista - afirmou a taróloga Adriana Kastrup no fim de 2007.

São Paulo, Palmeiras e Santos também foram alvos de previsões, mas sem acertos.


Futebol carioca


As forças astrais cravaram que Eurico Miranda deixaria o Vasco e apontaram mudanças na direção do Botafogo, mas também deram suas mancadas no Rio de Janeiro. Eleito por todos os místicos como favorito para ganhar a Libertadores, o Flamengo amargou o vexame da eliminação em pleno Maracanã, diante do América do México, nas oitavas de final.

- Entre os cariocas que disputam a Libertadores, sou muito mais o Flamengo. Ele está com um número impulsionador em 2008, e o Fluminense está com um número que acomoda – cravou o numerólogo Bosco Viegas, sem saber que o Tricolor chegaria à final da competição.


Futebol Brasil afora


O Sport foi campeão da Copa do Brasil, mas esqueceram de avisar os futurólogos.

- Esse time vai voltar para a Série B e não tem chance nem de ser campeão estadual - garantiu a cartomante Cinara Mattos.


Olimpíadas de Pequim


Maurren Maggi e César Cielo encerraram 2008 sendo eleitos os melhores atletas do ano no Prêmio Brasil Olímpico. Foi uma bela resposta aos místicos, que sequer citaram a saltadora nas previsões e ainda desdenharam do nadador.

- O Cielo vai até mostrar um certo valor, mas não é o ano dele ainda não – afirmou o numerólogo Bosco Viegas, ignorando as medalhas conquistadas em Pequim (ouro nos 50m livre e bronze nos 100m).

No atletismo, em vez de Maurren, as apostas foram em Jadel Gregório, que terminou as Olimpíadas num modesto sexto lugar, e em Fabiana Murer, que amargou o fato de a organização dos Jogos ter perdido uma de suas varas. Ainda teve gente cravando que o basquete masculino subiria ao pódio, mas a seleção passou longe da China – ficou pelo caminho no Pré-Olímpico.


GLOBOESPORTE.COM

FONTE: www.cacp.org.br

Cantora diz que seita não tem culpa pela morte de filho de John Travolta


Lisa Marie Presley, cantora e filha de Elvis Presley, escreveu em seu My Space que as pessoas não devem culpar a Cientologia pela morte do filho de John Travolta, informa o site da revista US Magazine.

Após a morte de Jett, uma fonte ligada ao irmão do ator disse que ele e a mulher, Kelly Preston, ignoravam a possibilidade de o filho ser autista porque a religião não reconhece a doença. “Não usem essa tragédia horrível como uma oportunidade de, mais uma vez, culpar ou atacar a Cientologia”, escreveu Lisa.

Em sua página na internet, a cantora fez questão de deixar claro que “não é verdade que os cientologistas não acreditam nos cuidados médicos”. “Se o remédio vai fazer melhorar, eles tomam. Se não tomarem, são idiotas e você não pode culpar a religião deles”, escreveu.

Lisa escreveu também sobre a amizade com a família Preston Travolta e declarou como está se sentindo em relação à morte de Jett. “Meu coração está chorando e sangrando por eles. Por favor, deixem essa família sofrer em paz”, desabafou.

Jett Travolta tinha 16 anos e morreu no dia 2 de janeiro após sofrer convulsões.

FONTE: www.overbo.com.br

Igreja britânica retira crucifixo que “assustava crianças”


Uma grande escultura de Cristo na cruz foi retirada do lado de fora de uma igreja na Grã-Bretanha porque o crucifixo, segundo o vigário, “assustava as crianças”.

A escultura pertence à igreja de St. John, em Broadbridge Heath, no condado de West Sussex, e deverá ser entregue ao museu Horsham para ser substituída por uma nova cruz de aço inoxidável.

O vigário, o pastor Ewen Souter, afirmou que o crucifixo de mais de três metros de altura era uma “descrição horrenda da dor e do sofrimento que estava ‘afastando as pessoas’”.

Uma pesquisa feita pela igreja junto aos fiéis revelou que ninguém gostava do crucifixo.

Crianças

“Crianças comentaram como (o crucifixo) era assustador e como aquele símbolo do lado de fora da igreja afastava as pessoas”, afirmou o pastor Ewen Souter.

“Como um importante símbolo exterior para nós, estava afastando as pessoas ao invés de dar um sentimento de esperança e vida e do poder da ressurreição”, acrescentou.

O pastor afirmou que a igreja queria retratar “um retrato bíblico exato da crucificação como um momento de esperança para o mundo, e não de desespero”.

A escultura foi criada na década de 60 pelo ex-presidente da Sociedade Real dos Escultores Britânicos, Edward Bainbridge Copnall, feita de resina e pó de carvão.

A escultura foi retirada da igreja pouco antes do Natal e será colocada em uma grande parede dentro do museu Horsham.

Jeremy Knight, curador do museu, afirmou que a imagem do crucifixo mostra um Cristo sofrendo de dor.

“Hoje esta não é uma imagem que muitas igrejas querem seguir. Eles preferem ver uma cruz vazia, na qual o Cristo já subiu aos céus”, afirmou.

BBC Brasil

FONTE: www.overbo.com.br

Repórter do CQC planejava ser pastor


RIO - Contando, ninguém acredita, mas Danilo Gentili, um dos engravatados do CQC, tinha como projeto de vida ser pastor da Igreja Batista depois de liderar jovens evangélicos, aos 20 anos, quando foi expulso “por questionar demais”.

O “repórter inexperiente” tirou uma folguinha das gravações do programa da Band e desembarca dia 16 no Rio para temporada de stand up comedy, no Teatro do Leblon. Aos 28 anos, Danilo é figurinha fácil nos aeroportos, já que participa religiosamente do coletivo paulista Clube da Comédia, às quartas-feiras e aos domingos, e do Comédia ao Vivo, às segundas, também na capital paulista, além de shows pelo país.

Na listinha de projetos para 2009, o humorista formado em publicidade e dublê de quadrinista lançará um livro infantil. Pendentes só os toques finais nas ilustrações.

Fonte: Jornal do Brasil

FONTE: www.overbo.com.br

Igreja aproveita chance para voltar a atacar pílula

Os líderes da Igreja Católica aproveitaram a "confissão" de um dos químicos que contribuíram para a invenção da pílula anticoncepcional para atacar o método contraceptivo. Carl Djerassi, 85 anos, disse que a pílula foi responsável por "uma catástrofe demográfica", segundo informa o jornal The Guardian.
Em um artigo publicado esta semana pelo Vaticano, o mais importante representante dos médicos católicos estendeu o ataque ao anticoncepcional, alegando efeitos devastadores à ecologia por meio da liberação de "toneladas de hormônios" no meio-ambiente, que teriam prejudicado a fertilidade masculina.
Os ataques começaram depois que o químico Djerassi fez um comentário no jornal austríaco Der Standard. Ele disse que sua invenção era uma das responsáveis pelo desequilíbrio da população. De acordo com ele, na maior parte da Europa, não há agora "nenhuma conexão entre a sexualidade e a reprodução".
O líder católico na Áustria, o cardeal Christoph Schönborn, disse em entrevista que o Vaticano tinha previsto há 40 anos que a pílula levaria a uma queda dramática da taxa de natalidade.
María Simón, presidente da Federação Internacional de Médicos Católicos, escreveu no L'Osservatore Romano que pesquisas também mostraram que a pílula, em muitos casos, funciona como um abortivo.
Angelo Bonelli, do Partido Verde italiano, disse que esta foi a primeira vez que ouviu falar de uma ligação entre a pílula e a poluição ambiental. Para o professor Gian Benedetto Melis, ginecologista e membro da Casademia de Ciência de Nova York, a afirmação de Simón é "ficção científica". Segundo ele, a pílula apenas bloqueia a ovulação.

Terra

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Jovem é queimada viva em Papua Nova Guiné

Uma jovem de entre 16 e 20 anos foi presa nua junto a um tronco e queimada viva em uma cidade do interior de Papua Nova Guiné, um país onde as mulheres acusadas de praticar adultério ou ter aids são assassinadas em rituais de magia negra, informa hoje a imprensa local.
Testemunhas explicaram que a jovem foi amarrada junto a uma pilha de troncos com os olhos vendados e amordaçada, antes de ser borrifada com gasolina e queimada ontem, em Mount Hagen, a terceira cidade mais povoada do país.
"Não encontro palavras para descrever o incidente, mas é um ato de barbárie", disse o chefe policial Simon Kauba.
O vírus da aids é um estigma nas zonas montanhosas de Papua, onde a doença é encarada a partir de uma perspectiva supersticiosa.
A imprensa publicou casos de doentes enterrados vivos por seus parentes perante o temor de que contraíssem o vírus. Por essa e outras razões, a maioria dos portadores de HIV escondem sua condição, contribuindo para estender a epidemia.
Cerca de 2% de uma população de seis milhões de pessoas é portadora da doença em Papua, embora se estima que a porcentagem pode subir para 5% antes de 2012.

EFE

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Qual a importância do movimento evangélico e das suas práticas musicais na definição da identidade cigana?


Na segunda metade do século XX, os ciganos de Portugal e Espanha viram alterados os seus estilos de vida tradicionais com a transição de um nomadismo rural para uma mobilidade urbana. A Igreja Evangélica Filadélfia – composta na sua grande maioria por ciganos – e as suas práticas musicais tiveram um papel fundamental na configuração e definição de lógicas identitárias, práticas culturais e fenómenos sociais no panorama religioso das nações e no quotidiano das pessoas.
Esta é uma das conclusões extraídas do livro ‘Os Aleluias – Ciganos evangélicos e música’ da autoria do antropólogo Ruy Llera Blanes que é lançado amanhã, dia 6, pela Imprensa das Ciências Sociais. Esta obra resulta de um projecto de investigação para doutoramento que levou o autor a vários locais de culto da Igreja Filadélfia - Loures, Odivelas, Sacavém, Olivais, Lumiar, Brandoa, Amadora, Ajuda e Algés – e também a Madrid, onde se encontra a famosa Iglesia de Los Artistas, muito citada pelos ciganos portugueses.
Ao longo desta pesquisa, Ruy Llera Blanes constatou também a importância da Igreja Filadélfia em políticas de alcance social, definindo-se como um movimento de base com possibilidades de cumprir o papel tradicionalmente desenvolvido por associações católicas de assistência social. Neste contexto, os ciganos evangélicos redefiniram também o contexto da marginalidade associada aos ciganos: em vez de rejeitarem o conceito, incorporaram-no no seu discurso, classificando-o como parte de uma ciganidade que não interessa perpetuar.
Doutorado em Antropologia Social e Cultural pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), Ruy Llera Blanes é investigador nas áreas de religião, identidades, mobilidades e transnacionalidade. Depois de pesquisar o movimento evangélico cigano em Portugal e Espanha, actualmente dedica-se ao estudo dos movimentos cristãos africanos na Europa e em África, especialmente em Angola e na região do Congo. Coordenador do livro ‘A Globalização no Divã’, publicou recentemente artigos em revistas como a Social Anthropology, Terrain e Etnográfica.

IMAGO/Pravda

FONTE: www.overbo.com.br

Filho de John Travolta deve ter funeral cientologista


Travolta e sua mulher, a atriz Kelly Preston, são membros da “igreja” da Cientologia. Jett, de 16 anos, foi encontrado morto na sexta-feira (2).

O ator John Travolta, membro da Cientologia, deve dar a seu filho, o adolescente Jett, morto na sexta-feira (2), um funeral de acordo com os preceitos da igreja.

O velório deve acontecer assim que for concluída a autópsia, cujo resultado é previsto para ainda esta semana. Jett Travolta era o filho mais velho de Travolta e sua esposa, a atriz Kelly Preston, que também é membro da Cientologia.

Jett, que tinha 16 anos, passava férias nas Bahamas quando sofreu uma convulsão. Ele foi encontrado inconsciente em um banheiro da casa de veraneio da família em um resort.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas há informações de que o garoto possuia um histórico de convulsões.

Como deve ser a cerimônia

De acordo com especialistas em Cientologia, as cerimônias fúnebres costumam incluir a leitura de textos de L. Ron Hubbard, fundador da seita, e não contam necessariamente com a presença do corpo, que pode ser substituído por uma fotografia do homenageado.

Os membros da Igreja da Cientologia acreditam em um processo similar à reencarnação, em que, depois da morte, o espírito deixa o corpo e encarna em um novo ser. Segundo especialistas, o funeral costuma enfatizar a busca da alma por um novo corpo, na esperança de que ela retorne ao mundo de forma melhor e espiritualmente mais elevada.

Há possibilidade de que compareçam à cerimônia outros membros famosos da Cientologia, como Tom Cruise e sua mulher, Katie Holmes. No entanto, os cientologistas não costumam fazer restrições à presença de pessoas de outras crenças.

Fonte: G1

FONTE: www.overbo.com.br

Igreja reage contra profanação em Pernambuco


CUMARU, PE - Pela primeira vez nos 90 anos da história da Diocese de Nazaré da Mata, todo o clero vai se reunir não para um encontro de ação de graças, mas sim para um ato de desagravo. O evento, que será realizado amanhã às 17h na cidade de Cumaru, Agreste, a 154 quilômetros do Recife, é um protesto contra a profanação sofrida pela Igreja Matriz do município na noite de Natal. Vândalos invadiram a igreja por um buraco feito no teto e espalharam as hóstias consagradas pelo chão. As flores dos vasos e os fios do microfone que estavam no altar foram despejados na pia batismal. O vandalismo chocou os católicos da cidade. Amanhã, os fiéis vão fazer parte do ato de desagravo. Além de uma missa, haverá uma procissão com o santíssimo sacramento pelas ruas da cidade.

“A população está apavorada. Nunca houve uma situação como essa antes. Foi uma profanação do santíssimo sacramento, do sacrário e das hóstias. O povo está perdendo o sentido de Deus e da dignidade da pessoa humana. Estão se tornando bárbaros”, disparou o bispo dom Severino de França, da diocese de Nazaré da Mata. Nada foi roubado da igreja matriz. Na opinião do bispo, parecia um ritual de magia negra. “A forma como eles depositaram as flores na pia batismal é como se fosse algum ritual desse tipo”, comparou.

A cena de vandalismo foi relatada ao bispo pelo padre Josivaldo Firmino, que está à frente da paróquia de Cumaru há três anos. Ele foi orientado pelo bispo a prestar queixa na delegacia local. Ainda abalado, o padre não quis dar entrevista. Segundo o bispo há seis meses Josivaldo Firmino suspeitou que o vinho usado nas celebrações estivesse envenenado. “Ele pressentiu que o vinho estava com um aspecto diferente, sem ser de avinagrado. A suspeita é que estivesse envenenado. Mas não foram feitos exames no vinho”, adiantou o bispo.

Além da hipótese de envenenamento do vinho, o padre também chegou a receber uma carta anônima e telefonemas com ameaças de morte. O bispo no entanto descarta a possibilidade detransferência do padre para outra paróquia. “Ele está em Cumaru há alguns anos e a comunidade gosta muito de seu trabalho. Não há razão para transferí-lo. O que nós esperamos é que a polícia encontre os responsáveis”, afirmou.

O delegado Carlos Alberto, que preside o inquérito disse que ainda não há pistas sobre os autores do ato de vandalismo na igreja matriz. “Nós já ouvimos o padre e algumas pessoas da comunidade. No entanto, as informações não são suficientes para apontar para suspeitos. Em todo caso, ainda estamos investigando”, revelou o delegado. Preocupado com o andar das investigações da polícia local, o bispo tentou ajuda de outras formas. “Pedimos apoio à Polícia Militar para evitar que isso volte a acontecer e também relatamos o fato ao juiz”.

Diário de Pernambuco

FONTE: www.overbo.com.br


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Novela abre debate se é possível existir o ex-gay

'Homossexualidade não é doença', diz psicanalista Regina Lins.

Para igreja, 'prática homossexual é entendida como pecado'.

A novela "A Favorita" está chegando ao fim e, além do mistério sobre o destino que o autor João Emanuel Carneiro dará à malvada da Flora, o povo, na rua, discute o futuro de outro personagem: Orlandinho, interpretado pelo ator Iran Malfitano, que se mostra confuso em relação à sua sexualidade.
"Eu acho que é uma violência total e absoluta querer interferir na orientação sexual de uma pessoa, na singularidade dessa pessoa. É a mesma coisa que se fazia antigamente com quem era canhoto", diz a psicanalista Regina Navarro Lins. .
"Homossexualidade não é doença e acho que todos deviam encarar como normalidade", afirma a psicanalista.
A Igreja Católica não concorda. Na antevéspera do Natal, o Papa Bento XVI, em sua saudação de fim de ano, comparou o combate ao homossexualismo ao esforço para a proteção às florestas. Segundo ele, são duas coisas importantes no século 21..
"A prática homossexual é entendida como pecado", diz Don Antonio Dias Duarte, bispo-auxiliar do Rio de Janeiro.
Os evangélicos compartilham do mesmo ponto de vista e acreditam que é necessário um trabalho para transformar gays em ex-gays. .
"O homossexual é objeto do amor de Deus. Nós precisamos, através desse amor de Deus, trabalhar para que ele volte a ser aquilo que originalmente o homem foi criado para ser: heterossexual", explica o pastor da Igreja Batista Alexandre Macedo de Oliveira.
"Sofri um abuso sexual e passei a viver no homossexualismo durante 16 anos da minha vida. (...) A igreja me apoiou de uma certa forma que eu pude vencer todo o trauma sofrido e passar a viver uma nova vida em Cristo. Precisei do apoio da minha família, dos irmãos da igreja para que eu pudesse realmente hoje poder dizer que não sou mais homossexual, e sim heterossexual", conta o cabeleireiro Guilherme Chagas da Conceição.
Sérgio Viula, gay assumido, 35 anos, evangélico que chegou a ser pastor e se dedicou ao Movimento pela Sexualidade Sadia (Moses), especializado na recuperação de gays, acredita que esse tipo de trabalho não é eficiente.
"A única coisa que eu consegui fazer foi me reprimir enquanto estive lá dentro. Na verdade, eu me casei. Fiquei 14 anos casado e tive 2 filhos maravilhosos. Depois me separei, assumi a minha homossexualidade e continuei amando meus filhos. Hoje eu tenho um relacionamento fixo, eles conhecem, não têm nenhuma crise com isso. Passamos o Natal juntos. Minha filha já até viajou com o meu parceiro", conta Viula.
De um lado, a vida real. Do outro, a ficção da novela. Como será que vai terminar a história de Orlandinho?

G1
FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Galileu e a fé


Novo livro mostra que, em vez de livre pensador, o astrônomo italiano era católico e tentou conseguir a bênção de um papa para tirar a Terra do centro do Universo.

Além de ser considerado o pai da ciência moderna, Galileu Galilei (1564-1642) entrou para a história como protagonista de um processo que opôs ciência (as descobertas astronômicas) e fé (as crenças da Igreja). Novos estudos revelam que essa história é bem complexa e envolveu até a relação pessoal entre o astrônomo e o papa da época. Em seu livro "Galileu - Pelo Copernicanismo e pela Igreja", o físico e historiador italiano Annibale Fantoli esmiuça as pesquisas históricas mais recentes sobre o caso que afetou até a maneira pela qual a Igreja interpreta a Bíblia. O autor conversou com Galileu.

O CATÓLICO: É errado pensar que Galileu era um livre pensador. Ele era católico e queria ser visto como tal. O seu objetivo era tornar a Igreja mais aberta à visão de mundo proposta por Copérnico. A Igreja apoiava as idéias sobre astronomia propostas por Aristóteles [filósofo grego] e Ptolomeu [astrônomo grego]. Aristóteles dizia que os corpos celestes, planetas e estrelas, eram feitos de uma matéria especial, que seria incorruptível e, por isso, imutável. Quando um amigo de Galileu, o cardeal Barberini, foi escolhido como o papa Urbano VIII, o astrônomo foi tomado por uma grande esperança de que o modelo copernicano poderia ser adotado pela própria Igreja. Por isso ele foi a Roma conversar com o papa e obteve permissão para escrever um livro apresentando os dois sistemas [batizado de "Diálogo sobre os Dois Sistemas Máximos do Mundo"]. Obteve a permissão, mas com a condição de não tomar uma posição como definitiva. Deveria apenas mostrar os prós e os contras de cada uma. Como crente na Igreja, o resultado do processo, que resultou na ordem para que abjurasse publicamente as idéias de Copérnico, foi um resultado muito, muito doloroso.
DRIBLANDO A BÍBLIA: O "caso Galileu" aconteceu porque a Igreja se baseou numa interpretação literal da Bíblia. No livro, há muitas passagens que sugerem que a Terra está parada, enquanto o Sol se move. Mas Galileu escreveu duas cartas famosas - uma para seu amigo Castelli e outra para Cristina, mulher do duque da Toscana - nas quais procurou demonstrar como o sistema copernicano e a Bíblia poderiam ser conciliados. Nelas afirmou que o livro segue o senso comum das pessoas. Nós realmente temos a impressão de que o Sol se move pelo céu ao longo do dia. Ele argumentava, no entanto, que não havia uma necessidade real de interpretar o texto bíblico literalmente. E, aos poucos, os desdobramentos do caso mostraram isso à Igreja. No final do século 19, o papa Leão XIII escreveu uma encíclica afirmando que a Bíblia não deveria ser interpretada literalmente. Ele havia adotado a visão de Galileu, sem no entanto mencioná-lo. O caso serviu para a Igreja como uma lição sobre a interpretação das escrituras.
O PAPA E O "DIÁLOGO": Quando o papa Urbano VIII era ainda o cardeal Barberini, tinha uma relação muito boa com Galileu. Barberini não fazia uma oposição clara às idéias de Copérnico, nem se opunha à possibilidade de que, com sua pesquisa, Galileu um dia pudesse provar que o sistema copernicano estava correto. Mas, mesmo quando ainda tinham boas relações, o cardeal havia recomendado ao astrônomo que fosse prudente em relação ao modelo heliocêntrico [o Sol como centro]. O papa Pedro V havia declarado que o sistema copernicano era contrário às escrituras. A congregação responsável pela elaboração do índex [lista de livros considerados heréticos pela Igreja] expediu um decreto público sobre isso. Mesmo assim, Galileu continuou defendendo as idéias de Copérnico. Então recebeu a visita de outro cardeal, Belarmino, que o admoestou a não falar assim publicamente. Por isso, quando Galileu viu seu amigo Barberini elevado a papa, foi a Roma pedir a permissão para que pudesse escrever o livro.

Quando "Diálogo sobre Dois Sistemas" foi publicado, Urbano notou que Galileu não havia seguido a sua orientação. Pelo contrário. O texto defendia claramente a superioridade do sistema copernicano sobre o tradicional. O papa ficou furioso e sentiu-se traído. Por isso, Galileu foi chamado a Roma e, posteriormente, condenado.
TORTURA NUNCA: Quando foi julgado, Galileu tinha 70 anos, e a prática do Tribunal do Santo Ofício não era a de indicar a tortura de pessoas tão idosas. Nós temos todos os documentos originais que registram tudo o que aconteceu no último interrogatório do processo. Se a tortura houvesse ocorrido, haveria algum registro. Os documentos mostram que ele passou pela Territio verbalis, que era uma ameaça verbal de tortura. Hoje temos quase certeza de que ele não foi fisicamente torturado.
"E PUR SI MUOVE": A história de que ele teria dito "E pur si muove" (e, no entanto, ela se move) após a abjuração é falsa. Surgiu no século 19. Essa seria uma atitude muito, muito perigosa. A abjuração o livrou da acusação de suspeita de heresia. Mas, se ele voltasse a defender o sistema copernicano, seria declarado relapsus, isto é, alguém que voltou a se envolver com heresia. E naqueles dias qualquer relapsus ia para a fogueira.
A BÊNÇÃO, JOÃO DE DEUS: Após a morte de Galileu, o duque da Toscana sugeriu a construção de um memorial em sua homenagem. Logo o papa Urbano VIII fez saber que não era uma boa idéia erigir um monumento para alguém que sustentara idéias tão perigosas para a Igreja, e o duque desistiu. Posteriormente, o papa morreu, mas a oposição da Igreja impediu que o monumento fosse construído. No século 17, o trabalho de Isaac Newton ajudou a consolidar o sistema copernicano, e ele logo passou a ser usado universalmente pelos astrônomos. Mas a Igreja manteve os livros de Copérnico e de Galileu no índex de obras proibidas até o século 19. A Igreja sabia que havia cometido um erro, mas não queria admitir, para não chocar os cristãos.
E, quando os livros saíram do índex, não houve anúncio oficial. Só no último quarto do século é que o papa João Paulo II reconheceu que houve excessos no processo e admitiu não só a grandeza de Galileu no plano científico, mas sua capacidade de enxergar longe no plano teológico.

Galileu

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Homem tem corpo retalhado e cozinhado em ritual de magia negra em Caruaru


PERNAMBUCO - Um homem foi morto e teve o corpo retalhado e cozinhado num ritual de magia negra em Caruaru, Agreste de Pernambuco.

O corpo do descarregador Ciconed de Lima Bezerra, 36 anos, foi cortado em pedaços e espalhado em bairros diferentes da cidade. A polícia encontrou as partes do cadáver neste domingo pela manhã.

O pai-de-santo Jandeílson Mendonça de Queiroz, 23, confessou o crime. Ele afirmou à polícia que atendeu a um pedido de uma entidade espiritual.

Além de espalhar partes do corpo, o acusado cozinhou num caldeirão a cabeça, as mãos, o pênis e as nádegas.

Jandeílson foi autuado em flagrante por homicídio e encaminhado ao Presídio de Caruaru.

JC Online

FONTE: www.overbo.com.br

Pílula prejudica fertilidade e ambiente, diz jornal do Vaticano


VATICANO - O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, afirmou neste domingo em artigo que a pílula anticoncepcional feminina “tem conseqüências devastadoras para o meio ambiente” e é uma das causas da infertilidade masculina.

No artigo do vespertino, o espanhol José María Simón Castellví, presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (Fiamc), diz que os anticoncepcionais orais podem ter efeitos abortivos e são devastadores para o meio ambiente, já que através da urina se liberam toneladas de hormônios.

Além disso, a liberação desses hormônios é, segundo Castellví, “uma das principais causas da infertilidade masculina no Ocidente”.

Por outra parte, Castellvi acrescentou que tem “dados suficientes” para afirmar que a “poluição ambiental” provocada pela liberação de hormônios através da urina das mulheres que usam a pílula, “é um dos motivos pelos quais o homem no Ocidente produz cada vez menos espermatozóides”.

Fonte: Último Segundo

FONTE: www.overbo.com.br

Filme sobre missionária é pré-selecionado para Oscar


A Academia de Artes e Ciências de Hollywood incluiu Mataram a irmã Dorothy, de Daniel Junge, sobre a missionária americana Dorothy Mae Stang, assassinada em fevereiro de 2005, em Anapu, no interior do Pará, entre os 15 longas-metragens pré-selecionados ao Oscar de Melhor Documentário.

O filme, exibido no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo do ano passado, investiga as forças por trás da morta da religiosa do estado de Ohio, assassinada a tiros aos 73 anos de idade.

A produção também foi pré-escolhida para a disputar a categoria de Melhor Canção Original, com Forever, interpretada pela cantora Bebel Gilberto. Os finalistas do maior prêmio da indústria cinematográfica serão divulgados dia 22.

Além de Dorothy, que surge em imagens de arquivo, e de seu irmão, David, que foi ao Pará acompanhar as investigações que se seguiram ao crime, o filme de Junge dá destaque também aos pistoleiros acusados de serem mandantes do crime, Regivaldo Pereira Galvão, o Taradão, e Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, e aos advogados de defesa deste último.

A missionária foi morta em meio à disputa por terras cobiçadas por pecuaristas e assentados do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PD), liderado por ela. O filme acompanha as condenações iniciais dos pistoleiros, de um intermediário e de Bida.

Mataram a irmã Dorothy, que será lançado no Brasil pela MovieMobz em 13 de fevereiro, é narrado por Martin Sheen, na versão em inglês, e por Wagner Moura, na versão em português.

Após vencer o South by Southwest Film Festival, na cidade de Austin, no Texas, o filme foi comprado pela TV a cabo HBO, responsável pela distribuição do títulos nos Estados Unidos.

Fonte: Terra

FONTE: www.overbo.com.br