quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tsunami mata 120 em Samoa e liga alerta vermelho no Japão e Havaí


Apesar da suposta tranquilidade, mudanças do nível do mar e correntes fortes ainda podem ocorrer ao longo do litoral

O tsunami que atingiu o arquipélago de Samoa, no oceano Pacífico, nesta terça (29), e matou pelo menos 120 pessoas fez com que o Japão e o Estado americano do Havaí ligassem o sinal de alerta temendo uma tragédia.
Apesar do aviso de ameaça de tsunami ter sido cancelado, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, em Honolulu (Havaí), disse que as mudanças do nível do mar e correntes fortes ainda podem ocorrer ao longo do litoral do Havaí, o que representa um perigo para os banhistas, turistas e pescadores.
O prefeito de Honolulu, Mufi Hannemann, afirmou que um comunicado foi feito para que as pessoas evitem as áreas próximas de praias e rios.
– São medidas preventivas e estão sendo tomadas para manter todos seguros.
A mesma preocupação fez com que as autoridades da cidade de Ofunato, no norte do Japão, a 415 km de Tóquio, ordenassem que cerca de 10.000 pessoas deixassem suas casas. Em 1960, após ser atingida por um maremoto, 53 habitantes de Ofunato morreram. O sinal de alerta foi retirado apenas à tarde no território japonês.
A Nova Zelândia também chegou a emitir um alerta para que as pessoas evitassem todo o litoral do país após receber a informação de que um tsunami de três metros estava viajando a 800 km/h no Pacífico.

Cinco ondas de tsunami

Uma série de cinco ondas gigantescas atingiu Pago Pago, colocando o centro comercial e o aeroporto debaixo d'água. O iatista Wayne Hodgins, que estava na marina de Pago Pago, disse que viu pessoas serem engolidas pelo oceano:
- Havia um casal com um menino pequeno, a água veio e foi muito, muito rápido, mas muito forte.
O chefe do turismo de Samoa Americana, David Vaeafe, disse que o nível das águas subiu três minutos depois do alerta de tsunami, devastando vilarejos ao redor da capital:
- O acesso a Pago Pago foi fechado. A água chegou ao primeiro andar dos apartamentos. A emissora de rádio foi esvaziada.

MUNDO CRISTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.