quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Igreja do Ministério de Louvor Hillsong está na mira da lei

Referência no louvor contemporâneo, a igreja do Ministério de Louvor Hillsong, a mais poderosa da Associação Australiana das Assembléias de Deus, famosa por canções como Shout to the Lord (Aclame ao Senhor), é acusada de ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.

No Brasil, suas músicas são conhecidas pelo estilo atraente, dinâmico e vibrante. Tanto cá como lá fora seus CDs e DVDs são o expoente máximo da adoração contemporânea, que introduziu no gospel dos anos 90 o conceito de “adoradores extravagantes”. Mas cada vez mais, o Ministério Hillsong provoca desconfiança em seu país, a Austrália, onde 60% da população se diz protestante, nos Estados Unidos e Europa.

Isso porque as denúncias de abusos e escândalos parecem não ter fim. A começar pela administração daquilo que o ministério fatura. Se por aqui há um tremendo clamor por causa de irregularidades com alguns milhares de dólares, imagine lá, onde o Hillsong declara ter faturado no ano passado mais de US$ 70 milhões, mas usado apenas 2 milhões para os trabalhos sociais, principal destinação de suas entradas.

Além de ministério de louvor, Hillsong (ou Som das Montanhas, em português) é a mais poderosa das igrejas da Associação Australiana das Assembléias de Deus. Apesar da beleza e da profundidade de algumas de suas canções, como Shout to the Lord (Aclame ao Senhor, em português). a denominação é acusada de promover a Teologia da Prosperidade e ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.

As acusações começaram no final dos anos 1980, mas ganharam força em 2000, quando o pastor William Francis Houston – pai do líder da igreja, pastor Brian Houston – confessou ter abusado sexualmente de um menino. Apesar de ter perdido sua credenciaI, a igreja abafou a polêmica e não relatou nada às autoridades locais.

O estilo de vida promovido pela igreja é outra fonte de perturbação. Bobbie Houston, esposa de Brian e pastora líder das mulheres, por exemplo, lançou recentemente uma pregação com o título: “As mulheres do Reino de Deus amam sexo”. Gravada em mp3 num dos congressos femininos internacionais da denominação, o que permite que seja baixada pela internet, a mensagem traz pérolas como: “Façam exercícios. Se estou gorda, sinto-me como uma retardada” e “Meninas, também não esqueçam das cirurgias plásticas e dos exercícios pélvicos”.

Finalmente; no ano passado, o Hillsong convidou o pastor Michael Guglielmucci, pastor de jovens da Igreja Planet Shakers, para participar da gravação de seu mais novo álbum This is Our God (Este é o Nosso Deus). Guglielmucci dizia sofrer de câncer terminal desde 2006 e causou enorme comoção ao aparecer cantando a música The Healer (Aquele que Cura) com um tubo de oxigênio no nariz. Em seguida, porém, não agüentando uma crise de consciência, ele revelou a verdade: “Não tenho nenhum câncer. Forjei a história e enganei até minha esposa e família para encobrir minha verdadeira doença: sou viciado em pornografia. Esse problema, sim, abalou minha saúde e me debilitou emocionalmente”.

Saiba mais sobre o Hillsong

A Igreja Hillsong é uma Igreja Cristã Pentecostal do movimento da Assembleia de Deus situada em Sydney e em Brisbane, ambas cidades da Austrália, sendo a ultima sua capital. Foi fundada efetivamente em 1983 sob o nome de Hills Christian Life Centre por Brian Houston e sua esposa Bobbie. Era pastoreada anteriormente pelo pai de Brian, Frank Houston com uma congregação pequena sob o nome Sydney Christian Life Centre. Quatro anos depois já alcançava 900 membros.

Atualmente a Hillsong possui igrejas espalhadas pelo planeta que incluem duas Hillsong Londres no Reino Unido (uma na região oeste da cidade e outra na região leste), Hillsong Kiev na Ucrânia, Hillsong Moscou na Rússia, Hillsong Paris na França, Hillsong Cape Town na África do Sul e Hillsong Estocolmo na Suécia, além de pequenos grupos (futuras igrejas) nas cidades de Berlim na Alemanha , Barcelona na Espanha, Minsk na Bielo-Rússia e Flórida nos Estados Unidos da América.

Seu Ministério de Louvor Hillsong Music Australia é mundialmente conhecido, e sua líder Darlene Zschech tornou-se referência no louvor contemporâneo. Desde 1992, o ministério já lançou 40 álbuns.

Num culto de domingo, podem ter até 35.000 pessoas na igreja de Sydney. A igreja incorpora dois centros de adoração principais, uma rede municipal de Conexão de Grupos e muitos que contribuem em serviços e ministérios. Estes incluem a Hillsong Music Australia, Hillsong Foundation, Hillsong Network, Hillsong Conference e o Hillsong International Leadership College.

O ministério também conta com os líderes Joel Houston, Reuben Morgan, Marty Sampson e Miriam Webster. Suas canções constantemente são cantadas nas igrejas brasileiras, como "Aclame ao Senhor" gravada pelo grupo Diante do Trono em 1998, Blessed, Mighty to save, At the cross e Take it all, que nas versões feitas por Aline Barros chamam-se Bem-Aventurado, Poder pra salvar, Diante da cruz e Tudo é teu, respectivamente. E também "One Way", "All Day", "Take All of Me", gravadas pelo grupo Freakz Louvor Jovem com o nome de`"Único Caminho", " Sempre" e "Toma Todo Meu Ser".

A primeira vez em que o Ministério Hillsong Music Australia esteve no Brasil, foi em 2003 no mês de dezembro, no congresso de Louvor e Adoração "Rio de Adoração a Deus", promovido pela Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, que tem sua sede no bairro do Flamengo, Zona Sul Carioca. Em 2008, o ministério esteve no Brasil em uma turnê que abrangeu os estados de Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

O grupo de jovens da igreja também tem uma banda própria, a Hillsong United. Em 2006 a banda United esteve no Brasil e fez duas apresentações: uma em Brasília (22 de Setembro de 2006) e em Sao Paulo (23 de Setembro de 2006).

Durante o evento Mais Que Música 2006 em Portugal, a banda Hillsong United atuou durante os dias 20, 21 e 22 de Outubro de 2006, em Loures. Em 22 de maio de 2007 lançaram seu novo cd All of the above. Em 2007 eles retornaram ao Brasil se apresentando em São Paulo (28 de julho de 2007), Rio de Janeiro (30 de julho de 2007), e Belo Horizonte (31 de julho de 2007). Durante essa turnê de 2007, foram gravadas as canções The Time Has Come em São Paulo e From The Inside Out no Rio e Janeiro, além da música Tell the World o projeto fará parte do novo cd da Banda nomeado With Hearts as One, que é parte do projeto The I Heart Revolution que inclui o DVD dos Shows que constituem o cd e um documentário. Em turnê no ano de 2008 pelo Brasil,Hillsong promeveu tres shows,que ocorreram em Brasilia-Esplanada dos Ministérios,Balneário Camboriú,e o terceiro que ocorreu no Rio de Janeiro[15/11/2008] na Praça da Apoteose .Darlene e cia fizeram uma ótima apresentação,cantando seus maiores sucessos, como:Hosanna, The time has Come e Break Free. O show foi de graça.

Fonte: Revista Eclésia e Wikipédia/MUNDO CRISTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.