quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Turquia junta em 'reality show' religiosos e ateus

RIO - Um sacerdote católico e outro ortodoxo, um rabino, um líder muçulmano e um monge budista de um lado da . Do outro, 10 ateus, ou como dizem os organizadores, 10 pessoas sem a fé necessária para serem consideradas crentes. Com esses ingredientes está se construindo o primeiro reality show da com a religião como pano de fundo: "Tobvekarlar Yarisiyor" (em turco, "Penitentes em competição"), informa o jornal espanhol "El País".
O programa nem começou ainda a ser transmitido pela emissora Kanal T - uma pequena rede turca que já conseguiu mais de 200 candidatos a participar do "reality show" - e já provoca polêmica em associações religiosas de todas as cores.
O prêmio é uma peregrinação aos lugares santos da região escolhida pelo ganhador. O formato do "reality show" não tem parâmetro na história da TV. O ganhador avaliado por um "grupo de especialistas" com o objetivo que fique que é um crente e não um penitente qualquer em busca de uma viagem grátis.
Mas apesar da promessa de seus organizadores de que o programa em nenhum momento fará ridicularização do sentimento religioso de seus participantes, já há um primeiro obstáculo: o mais importante órgão muçulmano turco se negou a autorizar qualquer líder de participar da atração, que considera "uma zombaria". Uma das máximas autoridades religiosas da Turquia, Hamza Aktan, declarou à agência de notícias local Anatoli: "Fazer algo assim simplesmente para ganhar audiência é desrespeitoso com todas as religiões".
A notícia provocou um acalorado debate na sociedade turca, como se pode observar em diversos fóruns no país e em páginas na Internet como a da rede de notícias Al Arabiya, onde crentes e laicos tentam descobrir se o país está preparado para um prograva que banaliza a religião ou se, pelo contrário, as autoridades devem intervir para barrar o programa e assim evitar maiores danos.
Apesar de toda a polêmica os produtores da rede de TV se mostram convencidos de que em setembro estarão prontos para começar o "reality show". Já estão prontos os anúncios da atração: "Neste programa encontrarás a serenidade". Amém.

GLOBO/nc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.