quarta-feira, 22 de julho de 2009

José Alencar: 'Estou mais é cansado de descansar'


SÃO PAULO - A primeira coisa que o vice-presidente José Alencar quer fazer, após deixar o Hospital Sírio-Libanês, é ir para Brasília e voltar a trabalhar. Aos 77 anos, 12 deles numa luta ferrenha contra o câncer, ele só pensa em retornar ao Palácio do Planalto, depois de mais de dez dias internado para uma cirurgia de retirada de tumores e desobstrução intestinal.
- É lá que está meu gabinete, meu trabalho. Estou mais é cansado de descansar. A melhor forma de descansar é fazer o que se gosta. Trabalho não cansa - disse o vice-presidente, em entrevista por ao GLOBO.

" É lá que está meu gabinete, meu trabalho. Estou mais é cansado de descansar. A melhor forma de descansar é fazer o que se gosta. Trabalho não cansa "

É o jeito incansável de Alencar e sua maneira de lutar contra o câncer que têm comovido brasileiros.
- É uma fábula de correspondência de toda e do país inteiro - contou Alencar, pouco antes de começar uma das sessões de fisioterapia: - Agora que estou internado, (as cartas) chegam aqui no hospital, mas chegam também na minha em Belo Horizonte, em Brasília, no gabinete.
Anônimos ou famosos, como o ator Mauro Mendonça, os amigos de Alencar enviam orações, cartas, e-mails e sugestões de tratamentos alternativos, como as "garrafadas" e águas-bentas. Semana passada, o ator, mineiro como Alencar, entregou-lhe um frasco com um pouco de água marinha de uma determinada região do Atlântico. O líquido tem sido usado com esperança de ajudar em tratamentos de saúde.
- Não sou uma pessoa muito religiosa, mas tenho muita fé em Deus. Essas me dão muita força. Tenho segurança de dizer que isso (as mensagens) tem me ajudado. É uma das razões pelas quais tenho melhorado.

" Não sou uma pessoa muito religiosa, mas tenho muita fé em Deus. Essas mensagens me dão muita força. Tenho segurança de dizer que isso tem me ajudado. É uma das razões pelas quais tenho melhorado "

Alencar é modesto ao falar do apoio:
- Fico realmente até preocupado se mereço tudo isso. A própria força se redobra - diz o vice-presidente: - Peço a Deus por todas essas pessoas. Que (Deus) retribua o bem que têm me feito.
Ele também quer retribuir a generosidade dos brasileiros.
- Mas você sabe como é um vice-presidente. Quando a causa é boa, o vice-presidente só pode pedir com empenho.
O tal "pedir com empenho" é marca de Alencar nos últimos dois anos, quando acirrou-se sua luta contra o câncer no abdome, com muitas internações. A cada saída do hospital, era praxe Alencar dizer aos jornalistas que o governo tinha de baixar a taxa de juros. Em janeiro, quando ficou 18 horas numa cirurgia, o presidente Lula disse que a saúde do vice estava melhorando e que logo ele apareceria para pedir uma taxa de juros menor.

" Agora, por exemplo, não podem me deixar morrer. Vão nascer dois bisnetos e não sei ainda nem o gênero deles. Não posso morrer. Não agora, porque quero vê-los primeiro "

Alencar mantém o . Ele conta que aprendeu a sorrir assim quando era criança e entrou para os escoteiros.
- O fundador do escotismo, Baden-Powell, ensina que "o escoteiro sorri na desventura". Não é brincadeira o câncer. Mas estamos lutando.
Diz que, a cada dia, busca um motivo para lutar:
- Agora, por exemplo, não podem me deixar morrer. Vão nascer dois bisnetos e não sei ainda nem o gênero deles. Não posso morrer. Não agora, porque quero vê-los primeiro. E os médicos ficaram bastante responsabilizados - diz Alencar: - Tem de ter tranquilidade. O desespero no homem não ajuda. Tem de ficar pensando positivo. A vida é assim mesmo. Você nasce e morre. Não sabe nada da morte. E a gente não tem que ter medo da morte.

Alencar tem evolução satisfatória, diz boletim médico

O quadro de saúde de Alencar tem evolução satisfatória, segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta segunda-feira pelo hospital. Ele está com obstrução parcial do intestino delgado.
Os próximos dois dias serão decisivos para saber se Alencar terá de passar por mais uma cirurgia abdominal, que seria a 15ª. De acordo com o boletim, "o tratamento continua sendo clínico", à base de medicamentos, hidratação por soro e suspensão de . Ele também faz fisioterapia e caminhadas pelo corredor do hospital.
O vice-presidente foi operado no último dia 9 pelo mesmo motivo, quando foram retirados seis pontos de obstrução do intestino delgado e dez tumores da região abdominal.

Lula faz visita e diz que achou Alencar 'com a cara boa'

No sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Alencar . Lula chegou de helicóptero ao hospital por volta das 10h e conversou com Alencar por uma hora e 15 minutos. O presidente não quis dar entrevista, mas disse, por meio de assessores, que Alencar estava com a "cara boa". Entre os assuntos em pauta, estavam economia, política e .

FONTE: Globo/NC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.