sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Igreja francesa recruta estilistas para vestir Virgem Maria

TOULOUSE, França - Os paroquianos franceses recorreram aos estilistas famosos para dar uma roupagem moderna à sua estátua da Virgem Maria que já tem alguns séculos de idade.

(Fonte: Yahoo! Notícias) - A basílica de Notre-Dame de la Daurade, na cidade de Toulouse, tem desde o século 5 uma estátua negra da virgem, mas seu guarda-roupa só tem quatro peças.

"Nossa virgem negra sempre foi vestida por benfeitores da cidade ou da região. Desta vez, pedimos aos maiores estilistas, a maioria franceses, para fazer este gesto por ela", disse Annie Dreuille, membra da sociedade de preservação da basílica.

Sonia Rykiel, Christian Lacroix, Jean-Charles de Castelbajac e Paco Rabane estão entre os estilistas a quem a igreja pediu que vestissem a estátua de mais de dois metros de altura. As marcas Gucci, Prada e Valentino também receberam o pedido.

"Talvez um ou vários deles concordem em dar a ela uma veste, como presente à nossa virgem e a Jesus, a quem ela segura nos braços", acrescentou. Os fiéis, que não apresentaram nenhuma restrição ao design da roupa, agora aguardam as respostas das grifes.


FONTE: www.overbo.com.br

Pastores são expulsos por não colaborar com guerrilhas

COLÔMBIA - Em 27 de agosto, um pastor de Nariño, no sul da Colômbia, recebeu ameaças de morte por parte de um grupo armado ilegal, caso não atendesse às suas exigências. No dia 28 de agosto, outro pastor, sua esposa e seus dois filhos foram expulsos de sua casa em Caquetá, no sul da Colômbia, por um grupo paramilitar que se opunha à sua pregação. Os grupos ilegais armados vêm impedindo que o evangelho seja espalhado pelo país.

(Fonte: Portas Abertas) - O pastor de Nariño (seu nome não pode ser revelado por motivos de segurança), recusara-se várias vezes a atender às exigências do grupo armado ou a tirar dinheiro da oferta para sustentar seus interesses subversivos. Ele tentou explicar que a igreja era uma comunidade religiosa que não apóia a luta armada uma vez que sua missão era trazer a paz, e não a guerra.

Em maio, os guerrilheiros “aconselharam” o pastor a não voltar a uma vila nas proximidades onde ele e outros cristãos estavam estabelecendo um grupo de discipulado. Os líderes da guerrilha disseram-no que não queria ver ministros ou missionários evangélicos pregando no local.

Assassinatos e crimes cometidos por grupos extremistas tanto de direita como de esquerda, usados não apenas como ameaça direta, mas também como meio de retaliação em caso de não-cumprimento de exigências, são comuns na Colômbia. Muitas cidades pequenas no sul do país, além de municípios onde as ameaças ocorrem, tornaram-se locais para grupos ilegais armados por causa do grande tráfico de cocaína que existe no local. Essa área é próxima à fronteira com o Equador e não há nenhuma presença militar.

Também no Estado de Nariño, outro pastor, Pedro Valencia, foi expulso do município de Satinga em abril depois dos guerrilheiros darem a ele 24 horas para sair. O pastor Pedro se recusou a dar dinheiro da igreja ao grupo armado. No início de 2007, o pastor da Igreja Unitariana Pentecostal, localizada em El Charco, a algumas horas de Welmambí, município de Nariño, também fora expulso.

Rejeição ao evangelho

No dia 28 de agosto, outro pastor, Ricardo (nome fictício), sua esposa e seus dois filhos que viviam no sul do estado de Caquetá foram expulsos de casa por um grupo paramilitar que via seu testemunho cristão como uma ameaça à estabilidade de seu movimento. Ricardo não apenas denunciou os abusos cometidos pelas guerrilhas, mas também tentou ajudar os moradores das áreas mais pobres do local.

Apesar de ter sido criticado por outros cristãos, Ricardo acredita que sua visão social nada tem a ver com a luta armada promovida pelas guerrilhas latino-americanas; ao contrário, ele deseja ver a inclusão social, de maneira que os pobres também tenham oportunidades. O pastor é muito conhecido na área por suas idéias de um cristianismo social, e algumas pessoas dentro dos grupos paramilitares estão deixando seus cargos e abraçando suas idéias.


FONTE: www.overbo.com.br

Depois de Carla Perez, Daniel Diau e Mara Maravilha, mas uma celebridade se converte


Nos últimos anos diversas celebridades deixaram a carreira de sucesso em prol de se dedicar à vida religiosa. A igreja evangélica vem ganhando cada dia mais seguidores.

(Fonte: Em Sergipe) - Quem não se lembra da rainha do bumbum, Carla Perez, que fez sucesso nos anos 90 dançando no “É o Tchan”, apresentando programas de televisão e posando para revistas masculinas? A baiana abriu mão da fama e agora, casada com o também evangélico Xande, mãe de dois filhos, Carla se dedica a projetos infantis e segue paralelamente uma carreira no meio gospel. Além da ex-dançarina, Mara Maravilha, Déborah Brasil e Daniel Diau também se converteram. Este último artista que é sergipano fez sucesso na banda Calcinha Preta por mais de 10 anos e agora abandonou o público forrozeiro.

Agora mais uma estrela do forró deve deixar a banda, trata-se da cantora de Aviões do Forró, Solange Almeida, conhecida por "Solanja", que se converteu no início deste mês e agora é membro da Igreja Assembléia de Deus. O site da igreja transmitiu ao vivo a aceitação da cantora a Jesus. "O senhor é poderoso, podem aplaudir, eu estou todo arrepiado", dizia o pastor ao anunciar a presença da cantora.

"Deus tem um propósito na vida de cada um de nós. Tenho uma família maravilhosa, o amor e carinho de todos. Estou me sentindo completa e mais forte porque sinto a presença de Deus na minha vida", disse a cantora em seu blog.

Nesta semana, a vocalista forrozeira estreou seu novo estilo. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no grande Santuário Canaã em Fortaleza-CE, e assistiram pela primeira vez a apresentação da cantora do Aviões do Forró cantando louvor. A evangélica mostrou toda segurança e tirou de letra a música.

“Foi uma emoção única na minha vida, eu nunca sentir isso que sentir hoje. Tenho certeza que este foi o primeiro de vários cultos, de vários hinos que vou louvar ao senhor", declarou emocionada a cantora.

Aviões do Forró se apresenta em Aracaju no próximo dia 11. Solange deve continuar na banda até acabar alguns contratos com shows e gravadora.


FONTE: www.overbo.com.br

Ídolos pop levantam a bandeira da virgindade e fãs aderem

O trio Jonas Brothers usa. Miley Cyrus, a atriz bochechuda da série “Hannah Montana”, também. O “anel da pureza”, acessório que simboliza a promessa de jovens religiosos em manter a virgindade até o casamento, virou moda entre adolescentes que seguem à risca os passos dos ídolos. No caso, os dois fenômenos pop da vez.

(Fonte: G1) - O estudante paulistano Paulo Sérgio dos Santos, de 18 anos, virou fã dos irmãos americanos Kevin, Joe e Nick – os Jonas Brothers – desde que descobriu que os rapazes levantam a bandeira da castidade. E resolveu adotar a idéia.

“O anel é discreto, mas tem um significado especial. Sempre planejei me guardar para a mulher certa”, explica o estudante. “Os Jonas têm muita personalidade em assumir essa postura num meio que prega ‘sexo, drogas e rock’n’roll’”.

Bruna Souza Carvalho, de 14, não é fiel da igreja Assembléia de Deus, como seus ídolos. Mas compartilha da filosofia dos Jonas. “Nem todo mundo quer ser mal-visto por aí. Prefiro ser influenciada por eles que pela Britney, que é vulgar”, diz a jovem.

Fetiche

Usar o “anel da pureza”, tornando pública a opção pela abstinência sexual não é tarefa das mais fáceis. Muitas vezes estes jovens acabam virando alvo de gozação de amigos que consideram o pensamento ultrapassado.

A estudante Mariana Almeida Nascimento, de 14, já ouviu comentários negativos sobre sua decisão. “Se eu ficasse bêbada por aí ou agisse como a Britney, todo mundo ia achar horrível”, diz ela. “As pessoas sempre querem criticar”, conclui.

Paulo conta que alguns colegas pegam pesado na “tiração de sarro”. Mas certas garotas passaram a olhá-lo de forma diferente. “Elas acham romântico que eu acredite no sexo só depois do casamento. Tem umas meninas que vêem como fetiche, ficam dando em cima...”, afirma o estudante, revelando que está “cada vez mais difícil resistir às tentações”.

À espera do verdadeiro amor

A idéia dos “anéis da pureza” nasceu nos Estados Unidos no início da década de 90 com o programa True Love Waits, que prega a abstinência sexual até o casamento. O projeto, que percorre escolas e instituições ligadas à juventude, começou na Igreja Batista e depois foi adotado por diferentes crenças em mais 13 países.

Segundo Jimmy Hester, coordenador do TLW, cerca de 3 milhões de jovens fazem parte do programa. “Esse é o número que temos documentado. Durante as palestras, alguns adolescentes assinam nosso acordo de adesão”, diz.

No início, a organização lançou uma pulseira de plástico para simbolizar a filosofia. Depois o acessório foi trocado por um pingente de prata, mas só ganhou popularidade com o "anel da pureza" - acessório que pode ser usado por meninas e meninos. “Não fabricamos mais a jóia. Atualmente há inúmeras instituições que as vendem e alguns jovens preferem desenvolver seu próprio anel”, diz Hester.

Verdades absolutas

Nos Estados Unidos, o TLW é alvo constante de críticas. Especialistas acreditam que estes jovens ainda não têm maturidade para optar pela abstinência, e, com isso, deixam de se informar sobre os métodos de prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.

O coordenador discorda. “Acredito que os críticos não dão crédito suficiente para a nossa juventude. Quando os moços são conscientizados sobre as conseqüências físicas, emocionais e espirituais que uma vida sexual ativa engloba, eles se tornam capazes de tomar a decisão correta”.

A ginecologista Albertina Duarte Takeuti, coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, considera a opção pela virgindade “válida” e acha positivo que o tema venha à tona graças aos ídolos do pop. “Todo adolescente acha que suas verdades são absolutas. O importante é respeitá-lo em seus valores e manter um canal de diálogo aberto”, defende.

Marketing

O coordenador do TLW diz “celebrar” o fato de que artistas famosos preguem a castidade. “Ficamos satisfeitos com a postura dos Jonas Brothers. Mas ela é tão importante quanto a do garoto que vive numa comunidade rural e passa a idéia adiante”, compara Hester.

No entanto, alguns ídolos que no passado levantaram a bandeira da virgindade perderam a credibilidade no meio do caminho. Britney Spears, por exemplo, foi uma das que usou o “anel da pureza” no início da carreira.

Aos, 15 anos, Miley Cyrus exibe com orgulho o acessório em shows, editoriais de moda e entrevistas. Entretanto, fotos picantes da moça vazaram na internet recentemente colocando a reputação da estrela de “Hannah Montana” em cheque.

A virgindade da mocinha seria um golpe de marketing da Disney em busca de holofotes para seu principal produto televisivo?

Só o tempo (e os tablóides) poderão responder.


Jonas Brothers e Miley Cyrus


Ônibus atropela e mata cinco evangélicos em frente a igreja no Maranhão

Cinco pessoas morreram e ao menos sete ficaram feridas após serem atropeladas por um ônibus em Açailândia (521 km de São Luís-MA). O motorista do veículo fugiu em seguida.

(Fonte: BOL) - O acidente foi em frente a um templo da Assembléia de Deus, na noite de segunda-feira (22). Evangélicos que deixavam o local disseram à polícia que o veículo desceu desligado em uma área no entorno do prédio e atingiu o grupo.

"Eles estavam em um local utilizado como estacionamento de ônibus. O ônibus desceu desligado. Quem estava na frente foi sendo atingido. Ele andou uns 200 metros. Não sabemos a razão para o motorista fazer isso", disse o delegado Eduardo de Carvalho, que investiga o caso.

O motorista do ônibus, Florisvaldo Moreira, 51, permanecia foragido até a noite desta terça-feira. Só ele estava no veículo.

Entre os mortos está uma menina de cinco anos e três pessoas de uma mesma família. Todos participaram da cerimônia evangélica momentos antes do acidente.

Segundo o delegado, o veículo está regularizado e pertence a Antonio Silva, que realiza fretamentos. A polícia investiga por quem o ônibus foi fretado e se houve falha mecânica.

Outro acidente

Há pouco mais de dez dias, sete pessoas morreram em um acidente com um ônibus em Ouricuri (636 km de Recife-PE), no sertão pernambucano. No veículo havia um grupo de evangélicos, com cerca de 30 pessoas.

O ônibus, da Viação Princesa do Agreste, havia saído de Recife com destino a Araripina (698 km de Recife). O veículo tinha sido fretado por representantes da 2ª Igreja Batista do Alto Santa Isabel, da capital.


FONTE: www.overbo.com.br

Evangélico brilha nas Paraolimpíadas de Pequim

O jovem Daniel Dias definitivamente entrou para a história do esporte brasileiro, ao conquistar nove medalhas nos jogos Paraolímpicos de Pequim, China.

(Fonte: ADIBERJ) - Entre as marcas de Daniel o recorde mundial na prova dos 100 metros livres.

Daniel já tinha sido o grande nome dos jogos parapanamericanos, realizados no Rio de Janeiro, quando bateu dois recordes mundiais e quatro paranamericanos.

Parte do êxito de sua brilhante carreira ele credita à fé em Deus. Ele é membro da Terceira Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista, em São Paulo.


FONTE: www.overbo.com.br

O novo CD do Toque no Altar já tem nome

O Ministério de Louvor Toque no Altar está vivendo um momento de muito entusiasmo e alegria. Clima esse, proporcionado pela indicação do grupo, ao Grammy Latino 2008 com o CD “É Impossível, Mas Deus Pode, e também pelo novo trabalho que está sendo finalizado.

(Fonte: Toque no Altar) - Nesta semana o Toque no Altar divulgou o nome do novo CD. “Deus de Milagres” será o título do novo álbum, que vem com canções inéditas inspiradas em mensagens do Pastor Marcus Gregório sobre milagres, e em momentos de adoração no Ministério Apascentar de Nova Iguaçu. “Músicas que falam sobre cura, restauração, superação, e acima de tudo dependência de Deus que é a nossa maior fonte de inspiração”, disse Adriano, ministro de louvor do Toque no Altar.

Breve teremos mais informações sobre o novo CD. Confira!


FONTE: www.overbo.com.br

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Polícia prende suspeito de matar queimado pastor

Após mais de dois anos do assassinato do pastor evangélico Éder Castro Oliveira, a polícia conseguiu chegar a um suspeito de autoria do crime, identificado como Nilton Robson Benedetti, 46.

(Fonte: MidiaMax) - O suspeito foi preso dia 17 deste mês na cidade de Manoel Ribas, interior do Paraná. O pastor foi encontrado carbonizado dentro de um veículo na tarde de 19 de abril de 2006, no Jardim Anache, periferia da Capital. O crime teria sido passional.

Nilton foi apresentado na manhã de hoje na Delegacia de Homicídios em Campo Grande. Em nota divulgada pela delegacia, consta que Benedetti freqüentava a igreja onde Éder atuava como pastor. Após o crime, o suspeito teria se separado de sua mulher e se mudado para o Paraná.

O corpo de Éder foi encontrado, por volta das 13h do dia 19 de abril de 2006, no porta-malas de um veículo VW/Apolo. O carro estava parado na rua Elias Catan, no Jardim Anache.

Conforme o delegado Luiz Carlos Rodrigues, titular da Homicídios, o pastor teria sido queimado vivo. De acordo com ele, as investigações apontaram que a vítima foi amarrada, presa no porta-malas e incinerada. Os exames constataram queimaduras de quarto grau.

A seqüência do crime indica a participação de, ao menos, outra pessoa, afirma Luiz Carlos. Ele argumenta que a estrutura física do suspeito não lhe daria condições para agir sozinho. Portanto, outras pessoas devem ser indiciadas no inquérito.

Quanto à motivação do crime, a polícia trabalha com a hipótese de homicídio passional. O suspeito teria ciúmes da esposa E.R.P., 50, que freqüentava intensamente a igreja do pastor Éder. O suspeito teria revelado a um amigo seu ciúme da mulher com a vítima. Em outubro de 2005, Nilton chegara a discutir com o pastor e ameaçá-lo de morte.

O suspeito nega a autoria do crime. “Eu não devo nada. Estou sendo acusado injustamente”, alegou na delegacia.

Nilton será indiciado por homicídio doloso (com intenção de matar) em inquérito instaurado pela Delegacia de Homicídios.


FONTE: www.overbo.com.br

Excursão de igreja de Guarapari termina com dois mortos e 49 feridos em Minas


Duas pessoas morreram e ao menos 49 ficaram feridas em um acidente com um ônibus em Muriaé, na Zona da Mata mineira. No veículo estavam 52 pessoas que saíram de Guarapari, no Espírito Santo, para um encontro religioso em Viçosa, Minas Gerais.

(Fonte: Gazeta Online) - De acordo com o delegado regional de Muriaé, Wagner Schubert de Castro, o grupo voltava para a cidade capixaba pela BR 356 quando o ônibus, placas KUX 9006, de Rio Novo do Sul, caiu em um barranco neste domingo (21).

O motorista do ônibus, Sebastião Neves Carvalho alegou, segundo o delegado, que o veículo estaria sem freio e que, por isso, não conseguiu evitar a colisão. Ele teria tentado levar o ônibus para o lado direito da pista, mas o veículo capotou.

O acidente aconteceu na região de Serra do Pirapanema, que é bastante íngreme. Dois passageiros, José Carlos Antônio dos Santos, de 27 anos, e Rachel Eliakin Santos, de 15 anos, morreram no local. José era baterista e presidente do Grupo de Jovens da Assembléia de Deus. Já entre os feridos estão dois cantores Gospel de Guarapari, Carlos & Nélio.

Outras 49 pessoas foram socorridas para o hospital São Paulo, em Muriaé. Quatro delas, Teresinha da Costa Gomes, Viva Oliveira Neri Nascimento, Marcos Vinícius Balbino Bispo e Luciana Maria Oliveira continuam internadas na unidade. De acordo com a assistente social do hospital, Tauana Mendes, nenhuma das vítimas corre risco de morte.

Velório

O corpo de José Carlos está sendo velado nesta terça-feira (23) na igreja Assembléia de Deus da Praia do Morro, em Guarapari. O sepultamento está previsto para as 13h30 no cemitério Parque do Paraíso, no bairro Country Clube.

Segundo o cunhado da vítima, Sérgio Gambine Pereira, os parentes e amigos estão indignados com o motorista, pois antes de sair de Minas um dos passageiros perguntou ao motorista, que estava consertando algo no ônibus, se realmente daria para viajar, e se não haveria problema com o veículo, mas o condutor disse que estava tudo tranqüilo e que "dava para levar". O motorista estaria em Muriaé. Ele não sofreu fraturas graves. O corpo da outra vítima do acidente ainda não chegou a Guarapari.


FONTE: www.overbo.com.br

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Incesto cresce e distorce o perfil familiar no Piauí

Promotor fica chocado ao constatar que, no PI, pais e padastros formam famílias incestuosas.

(Fonte: 180 graus) - O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, da 5ª Promotoria Criminal, não poderia mais ficar chocado com as nuances da maldade na vida humana. Trabalhou como promotor em municípios do interior, acompanhou e denunciou casos de corrupção, de fraudes em eleições. Deveria não ficar chocado, mas está, com os casos que trata como promotor de Justiça na aplicação da Lei Maria da Penha, que combate e pune a violência doméstica, função que vem exercendo há 8 meses, em uma sala no Fórum Criminal.

No seu cotidiano, Francisco de Jesus Lima trata da violência doméstica contra mulheres – idosas, adultas, adolescentes e crianças e têm constatado o surgimento em Teresina de famílias que têm o pai ou o padastro como chefe, que mantêm o núcleo familiar mantendo relações sexuais com as mulheres, as filhas e as enteadas e têm filhos delas.

Lima está atualmente denunciando para a Justiça um padastro que vinha mantendo dentro da mesma casa relações sexuais com a mulher e a enteada e teve filhos das duas, na zona Sul de Teresina. Nessas famílias, os pais são ao mesmo tempo o pai e o avó das crianças e suas mulheres convivem no mesmo espaço com filhos e netos de um mesmo pai. “Não são casos isolados, infelizmente”, fala o promotor Francisco de Jesus Lima.

Esses pais são denunciados por estupro e lesões corporais. Aí nasce outro motivo de choque para o promotor Francisco de Jesus Lima. As mães e filhas vítimas do abuso sexual dos pais e padastros o procuram para a retirada do processo contra os pais, padastros e maridos.

“Eu não chamo isso de um novo tipo de família, mas de aberração, desrespeito à própria família. O que nos deixa chocados é que a filha e a mãe vêm até à Promotoria e pedem uma desistência do processo, como se elas pudessem dispor dessa violência, que é de ação pública incondicionada”, falou Francisco de Jesus Lima.

Segundo essas mulheres, ação na Justiça deve ser suspensa porque o agressor sexual é o responsável pelo sustento da casa, que ajuda financeiramente à família. “Elas por uma questão econômica, quando os agressores estão recolhidos e presos, vêm à Promotoria em busca da liberdade”, afirmou Francisco de Jesus Lima.

Onda de incesto no interior é caso antigo

Os casos de incesto no Piauí não são fatos recentes. Em 2002, a Promotoria da Infância e da Adolescência investigou uma onda de relações incestuosas no Piauí que era baseada em vários casos de estupro contra menores no Piauí.

Pelo menos em dois municípios do Estado a Promotoria constatou abuso sexual contra menores que chegaram a engravidar dos próprios pais. Num dos casos, registrado em Cocal de Telha, uma menor de 13 anos foi obrigada a manter relações sexuais com seu pai. Ela engravidou e pariu uma menina. Caso semelhante aconteceu em Campo Maior, onde uma menor de 12 anos foi estuprada pelo padastro.

Em Jatobá do Piauí, uma menor de 13 anos era estuprada pelo pai e por um tio. Os dois chegaram a fazer sexo com a menor ao mesmo tempo. Ela vinha sendo violentada desde os nove anos de idade. A menor engravidou do pai e veio a abortar a criança.


www.overbo.com.br

STJ nega pedido de indenização de seita religiosa contra Editora Abril

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o recurso do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal contra decisão que rejeitou o pedido de indenização por danos morais supostamente causados pela veiculação de matéria publicada pela Editora Abril.
A União do Vegetal é uma seita religiosa conhecida por seus seguidores fazerem uso de um chá denominado ayahuasca, o qual possui propriedades psicotrópicas. A defesa do Centro Espírita disse que a matéria foi desrespeitosa com os freqüentadores da seita, já que teriam comparado a ayahuasca a drogas ilegais.
Segundo o STJ, a União do Vegetal alega que a matéria divulgada não tem suporte fático ou legal e que tinha como objetivo manchar a imagem da seita. Sob o título “Barato legal”, a matéria não pareceu querer deturpar a imagem da União do Vegetal, segundo entendimento do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal), que considerou que, mesmo que se mostre indelicada em alguns pontos, a matéria jornalística não apresenta conteúdo suficiente para sujar os atributos pessoais da seita religiosa.
No STJ, o relator do processo, ministro Sidnei Beneti, manteve a decisão do TJ do Distrito Federal. O magistrado disse que seria necessária uma revisão das provas e isso não compete ao tribunal, segundo a Súmula 7 desta Corte. Em seguida, a defesa do Centro Espírita entrou com um recurso pedindo que o processo fosse apresentado em mesa para que a 3ª Turma se pronunciasse sobre a decisão. A Turma acompanhou, por unanimidade, a decisão do ministro relator e negou provimento ao recurso.

Última Instância

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Google volta atrás no aborto


Grupo cristão conseguiu poder para retirar anúncios cuja palavra-chave seja «aborto».
Em Março, a Google rejeitou um anúncio do Instituto Cristão, uma organização do Reino Unido declaradamente anti-aborto. Um mês depois, o instituto iniciou um processo judicial contra a Google, por considerar esta uma atitude discriminatória.
O gigante da Internet resolveu rever as suas políticas e anunciou, na passada quarta-feira, que chegou a acordo com o Instituto Cristão. Os termos do acordo não foram revelados, mas o certo é que a Google começou a permitir que as organizações religiosas retirem anúncios cuja palavra-chave seja «aborto».
«Estamos satisfeitos com a resposta construtiva da Google nesta matéria», pode ler-se no comunicado do Instituto Cristão, que conseguiu um caso raro de recuo das intenções da empresa gigante da net.

IOL

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

6 crianças retiradas de seita suspeita de crimes sexuais


Líder de igreja cristã é suspeito de cometer abusos sexuais e de produzir pornografia infantil.
As autoridades do Estado norte-americano do Arkansas retiraram seis crianças das instalações de uma seita, cujo líder é suspeito de cometer abusos sexuais e de produzir pornografia infantil.
Mais de 100 polícias estiveram na igreja cristã de Tony Alamo na localidade de Fouke durante o dia de sábado. Esta acção culminou depois de uma investigação de dois anos sobre alegações de que Alamo praticava a poligamia e abusava de mulheres casadas e de raparigas da própria congregação.
Seis crianças foram colocadas sob custódia temporária do Estado do Arkansas.
Tony Alamo já foi condenado por evasão fiscal e as autoridades esperam que, em breve, seja emitido um mandado de captura pelos crimes de cariz sexual.

TVI

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Ministro defende punição mais rigorosa para religiosos que preguem a intolerância


O ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, defendeu uma punição mais rigorosa para quem defende a intolerância religiosa. O ministro, que participou da Caminhada pela Liberdade Religiosa, defendeu a criação de um dispositivo "claro", que criminalize o preconceito por parte de outras religiões.

- As religiões de matriz africana são as mais vulneráveis ao preconceito, principalamente por parte de outras religiões. Talvez seja necessário um dispositivo legal, que criminalize de forma muito clara essas manifestações religiosas, punindo seus responsáveis - disse. Na maioria das situações, os lideres não aparecem, mas seus seguidores são instrumentalizados e orientados a ofender e agredir as religiões, em especial, as de matriz africana - afirmou o ministro.
Em entrevista à imprensa, antes de participar da Caminha pela Liberdade Religiosa, em Copacabana, no Rio, o ministro Edson Santos disse que a legislação atual não é aplicada com rigor. Mas, ponderou que a intolerância é praticada por uma pequena parte da população.
- Tenho certeza de que a sociedade de vários matizes se coloca de forma contrária e dura contra a discriminação - disse.
A caminhada, que reuniu dez mil pessoas, segundo os organizadores, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, tinha como objetivo mostrar que pessoas que têm visões diferentes sobre Deus podem conviver em harmonia. A idéia, é que a discriminação religiosa seja punida de acordo com a lei Caó, uma lei federal que determina pena de um a três anos de prisão para quem praticar o preconceito de raça, cor, etnia ou religião.
Atualmente, a maioria dos crimes de preconceito religioso no país são enquadrados no Artigo 208 do Código Penal, que estabelece detenção de um mês a um ano, ou multa - que pode ser aumentada em até um terço, no caso do emprego da violência -, para os casos de intolerância, como o dos jovens que destruíram um centro espírita no Rio, em junho passado.

Globo

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Preso pastor acusado de pedofilia O pastor evangélico

O pastor evangélico Antônio Hilário Filho, 53, foi preso em Marcelândia (253 km ao médio norte de Cuiabá) por pedofilia. Ele é acusado de atentado violento ao pudor contra pelo menos três meninos menores de idade. Os crimes já confirmados aconteceram nos anos de 1995, 2004 e 2005.

Após ser preso, o acusado, que é conhecido como "Pastor Hilário", confessou os crimes e apontou novas vítimas que serão ouvidas até o final do inquérito. O delegado do município, Luiz Henrique de Oliveira, acredita que o pastor pode pegar mais de 50 anos de prisão.
O pastor fundou em Marcelândia a Igreja Evangélica Nova Jerusalém, onde mantinha uma banda de música e um time de futebol para chamar atenção das vítimas.
Os integrantes são crianças e adolescentes e a polícia acredita que a igreja foi fundada justamente com o objetivo de atrair os menores. A prisão foi realizada no sábado à tarde e a partir desta semana os integrantes da igreja vão passar a ser ouvidos.
A prisão do pastor é o quinto caso de crime sexual descoberto pelo delegado, em pouco mais de 3 meses. Ele relata que recebeu informações sobre o pastor e começou a investigá-lo. Contra o acusado já existia inclusive um inquérito policial instaurado em 2006, mas que não teve o devido andamento segundo afirma Oliveira.
Com as investigações, o delegado conseguiu encontrar três vítimas do pastor. O primeiro caso de atentado violento ao pudor aconteceu em 1995 e foi contra um menino de 13 anos. Hoje, com 26 anos, a vítima relatou ao delegado o que aconteceu. Na ocasião, o pastor chamou o menor para ir caçar e quando estavam no meio do mato usou uma arma para obrigar o menor a praticar sexo com ele.
Os outros dois casos foram em 2004 e 2205, no distrito Bom Jagar. As vítimas tinham 13 e 14 anos. Em relação ao mais novo, o delegado afirma que o crime foi continuado, ou seja, o menor foi vítima por quase um ano. Já em relação a agressão ao menor de 14 anos foi semelhante ao ocorrido em 1995.

A Gazeta

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Homossexuais católicos querem Igreja tolerante

Grupo organiza primeiro encontro gay cristão ibérico. Hierarquia eclesiástica recusa comentar
São católicos e praticantes, mas por serem homossexuais estão afastados da estrutura eclesiástica. Sensibilizar a Igreja para a mudança desta postura é um dos objectivos do primeiro encontro de gays cristãos, em Évora.
"Jesus discriminaria?". A questão intemporal é colocada pela organização daquela reunião ibérica no Alentejo, agendada para os dias 27 e 28 de Setembro. Debates, palestras e grupos de trabalho, com dezenas de gays católicos de Portugal e Espanha, tentarão responder a tal pergunta, tendo como pano de fundo uma exigência comum: respeito e justiça para todos os homossexuais na Igreja Católica.
Contando com a participação de cinco colectivos religiosos do outro lado da fronteira, o I Encontro Ibérico de Grupos Homossexuais Cristãos é organizado pelo movimento Rumos Novos, com um ano de existência e que conta nas suas fileiras com dezena e meia de elementos, alentejanos, na sua maioria pertencentes à Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina.
Segundo um dos líderes daquele movimento gay, as conclusões dos dois dias de reuniões no Hotel Ibis, em Évora, serão depois remetidas à Conferência Episcopal Portuguesa. "Somos católicos e queremos participar na vida sacramental da Igreja. Jesus nunca se pronunciou em relação à homossexualidade mas a tradição da Igreja sim", explica 'José', simplesmente José, justificando o anonimato com o facto de muitos dos elementos do Rumos Novos estarem integrados nas suas paróquias - alguns como orientadores pastorais - e onde ninguém sabe da sua associação ao movimento.
Para o dirigente religioso a expressão da sexualidade alternativa não é incompatível com o catolicismo, sugerindo que a Igreja se abra ao desenvolvimento de uma "teologia sexual". Uma disciplina que pudesse ajudar na reforma da concepção da sexualidade e na aceitação dos homossexuais.
"A Igreja não acha a homossexualidade pecado. Aceitamos as nossas responsabilidades perante a Igreja e queremos ter, com dignidade, uma maior participação na vida eclesiástica", exige José.
A Igreja portuguesa sabe, há vários meses, que Évora se prepara para receber este evento. O movimento organizador enviou cerca de 700 emails a vários membros da hierarquia eclesiástica. Não obteve qualquer resposta.

JN

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Ministro defende punição a intolerância religiosa

O ministro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos, afirmou que é necessário combater a intolerância religiosa que, muitas vezes, se faz por meio da violência. Ele defendeu a criação de um dispositivo "claro", que criminalize o preconceito por parte de outras religiões.

(Fonte: Terra) - "Talvez seja necessário um dispositivo legal, que criminalize de forma muito clara essas manifestações religiosas, punindo seus responsáveis", disse. "Na maioria das situações, os lideres não aparecem, mas seus seguidores são instrumentalizados e orientados a ofender e agredir as religiões, em especial, as de matriz africana", completou o ministro.

Antes de participar da Caminhada pela Liberdade Religiosa, em Copacabana, no Rio, o ministro Edson Santos disse que a legislação atual não é aplicada com rigor.

Mas ele ponderou que a intolerância é praticada por uma pequena parte da população. "Tenho certeza de que a sociedade de vários matizes se coloca de forma contrária e dura contra a discriminação", disse.

Atualmente, a maioria dos crimes de preconceito religioso no País são enquadrados no Artigo 208 do Código Penal, que estabelece detenção de um mês a um ano, ou multa - que pode ser aumentada em até um terço, no caso do emprego da violência -, para os casos de intolerância, como o dos jovens que destruíram um centro espírita no Rio, em junho.

No entanto, muitas lideranças de religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, pedem para que os casos de preconceito contra fiéis ou desrespeito a templos e imagens sejam julgados sob Lei Caó, que pune com reclusão de um a três anos, além de multa, quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, etnia ou religião.


FONTE: www.overbo.com.br

Crivella diz que é vítima de preconceito religioso

RIO - A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa neste domingo, em Copacabana, reuniu - além de representantes de diferentes crenças - seis candidatos a prefeito do Rio: Marcelo Crivella (PRB/PR/PSDC/PRTB), Fernando Gabeira (PV/PSDB/PPS), Jandira Feghali (PCdoB/PTN/PHS/PSB), Chico Alencar (PSOL/PSTU), Alessandro Molon (PT) e Paulo Ramos (PDT). Durante os poucos 20 minutos em que ficou no evento, Crivella disse que se considera uma das maiores vítimas de preconceito religioso.

Fonte: O Globo Online) - - Talvez eu seja um dos cariocas que mais sofrem com a intolerância. Toda minha rejeição é pura intolerância e não por escândalos políticos. Religião, cada um tem a sua, e todos têm que respeitar. Eu não invoco nem a Constituição brasileira, já que desde que Thomas Jefferson escreveu a constituição americana prevendo a liberdade religiosa as demais seguiram. Eu falo até da Bíblia. É uma prerrogativa estabelecida por Deus. Todos devem respeitar - afirmou Crivella, que chegou por volta das 9h e não encontrou os demais candidatos.

A chegada de Crivella foi uma surpresa, já que sua agenda oficial previa apenas uma caminhada no Aterro do Flamengo.

Crivella adiantou que, assim como seus adversários, pretende reforçar a campanha nos bairros da Zona Oeste na reta final das eleições. Além disso, ele pretende começar a focar sua campanha durante o horário eleitoral no plano plurianual - conjunto de metas que o prefeito Cesar Maia havia aprovado para o período de 2005-2009 - com o objetivo de demonstrar que pouco foi feito desde a aprovação do plano.

- É por isso que meu slogan é 'Vamos arrumar o Rio'.

Ao contrário de outros eventos em que se encontraram em campanha na praia, desta vez nem todos se cumprimentaram. Jandira, que falou com Gabeira e Ramos, até que tentou dar um abraço em Molon, mas o petista evitou o encontro nas duas oportunidades que teve de esbarrar com a adversária. Chico não fez questão de acenar para a candidata.

Espíritas, protestantes, judeus, católicos e muçulmanos juntos

Cenário das tradicionais celebrações a Iemanjá, a Praia de Copacabana se abriu neste domingo a todas as crenças, na Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, do Leme até o Posto 6. Umbandistas, candomblecistas, judeus, protestantes, muçulmanos e católicos se uniram em ato contra o preconceito no Rio.

Organizada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, a passeata foi uma demonstração de repúdio a atos de discriminação e violência, como o ataque ao Centro Espírita Cruz de Oxalá, no Catete, em junho.


FONTE: www.overbo.com

domingo, 21 de setembro de 2008

Lula defende casamento gay


Na véspera da inauguração da plataforma P-53, em Rio Grande, a TV[bb] Brasil exibiu uma entrevista exclusiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que ele defendeu o casamento entre homossexuais. Em 2000, numa conversa privada com o então prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), o presidente chamou o município de "pólo exportador de veados". Ontem, enquanto ele discursava na cidade antes de ir a Rio Grande, a declaração a respeito do união entre pessoas do mesmo sexo era divulgada na internet[bb].
À Folha Online, Marroni garantiu que a população local não tem ressentimentos e que a cidade estava muito honrada em receber o presidente. Completou que a frase a respeito dos veados foi uma brincadeira e que o episódio está superado.
À TV Brasil, Lula afirmou que a vida inteira defendeu o direito à união civil e é preciso parar com a hipocrisia.
- Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher e muitas vezes vivem bem, de forma extraordinária. Constroem uma vida juntos, trabalham juntos e por isso eu sou favorável. Eu acho que nós temos que parar com esse preconceito. Cada ser humano viva sua vida do jeito que bem entender, desde que não moleste a vida dos outros - completou o presidente.
Sobre a possibilidade de o governo adotar uma medida para facilitar a vida dos homossexuais que vivem em família, como conceder pensão previdenciária, Lula afirmou:
- Várias câmaras de vereadores já aprovaram, várias câmaras legislativas já aprovaram e têm vários projetos no Congresso Nacional. Eu participei da Conferência Nacional (dos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), e uma coisa que me cala profundamente é por que os políticos que são contra não recusam os votos deles, por que o Estado brasileiro não recusa os imposto de renda que eles pagam? Olha, nós temos que tratar sem nenhuma discriminação a vida que cada um leva dentro de casa, o parceiro que quer ter a mulher ou homem é problema deles. O importante é que sejam cidadãos brasileiros, respeitem a Constituição [bb]e cumpram com seu compromisso com a nação. O resto é problema deles e eu sou defensor da união civil.
O presidente foi questionado também sobre o aborto e disse que deve ser tratado como saúde pública.
- Morre muita gente fazendo aborto clandestino, porque é proibido o Estado cuidar. Você encontra menina de 14, 13 e 20 anos, tentando furar o útero com agulha de tricô, tomando chá de caroço de abacate, tentando colocar fuligem, todas essas coisas feitas de forma inadequada por falta da legislação permitir uma orientação adequada, você vê as pessoas morrerem. Se você perguntar para mim, o senhor é contra o aborto? Eu sou contra, porque nunca uma mulher faz aborto porque quer ou por prazer, ela faz porque é constrangida por uma situação. Na medida em que você vai tendo mais educação, isso vai diminuir bastante.

Folha

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Conferência visa futuro do movimento ecuménico Europeu


Reflectir sobre o passado, analisar o presente e conceber uma visão[bb] para o futuro do ecumenismo na Europa foram as intenções da “Conferência do Futuro” que teve lugar na semana passada em Lyon, na França.
O encontro foi um passo rumo à XIII Assembleia da Conferência das Igrejas Europeias (CIE), que acontecerá também em Lyon em Julho de 2009.
Oitenta participantes de vinte e três países, representando as tradições Ortodoxa, Protestantes, Anglicana e Antigas Igrejas Católicas, fizeram parte da Conferência do Futuro[bb], juntamente com sociólogos, comunicadores e representantes das Instituições Europeias. Mulheres e homens estavam equitativamente representados, e a participação da juventude e membros de “igrejas migrantes” foi particularmente notória.
“Foi uma experiência nova e criativa para a CIE,” disse a Secretária da Assembleia, Smaranda Dochia. “Foi uma oportunidade para a CIE de hoje se colocar a si própria na mesa de discussão, estabelecendo visões para o seu futuro.
Entre os desafios mencionados durante as discussões estavam: a necessidade para um testemunho credível das igrejas na esfera pública, encontrar uma “voz profética” em tempos de mudança, abordar questões como a secularização, individualismo crescente, ressurgimento do nacionalismo e regionalismo extremista, o fosso entre ricos e pobres, desemprego, alterações climáticas, migração e novas questões éticas.
As perspectivas para o panorama ecuménico em 2029 também incluíam: um único corpo ecuménico na Europa, o reconhecimento do baptismo e partilha da Eucaristia entre todas as igrejas, apoio das igrejas maioritárias às igrejas minoritárias, e pontes sólidas com as comunidades Muçulmanas.
Como formas de enfrentar os desafios e cumprir as visões, os participantes referiram a necessidade de promover a cooperação ecuménica e diálogo inter-religioso – de assegurar ampla formação ecuménica, envolver todas as igrejas e incluir os Católicos e evangélicos[bb] nos corpos ecuménicos, usar a CIE como um fórum onde questões desafiantes e divisórias podem ser discutidas, envolver os membros-base das igrejas, trabalhar para a integração da Europa para além da União Europeia, e criar elos de solidariedade com todas as regiões do Mundo.
“À medida que a CIE se prepara para celebrar o 50.º aniversário, nós estamos determinados a construir para o futuro, para que a CIE possa continuar a ser um agente essencial no panorama ecuménico europeu,” declarou o Venerado Colin Williams, Secretário-geral da CIE. “A Conferência do Futuro pôde ajudar-nos a moldar a nossa visão para as próximas décadas. Devemos agora edificar sobre ela em preparação para as decisões que devem ser tomadas na próxima Assembleia da CIE, em Julho de 2009.”

DC

EM LIVRO, BISPO MACEDO PREGA QUE EVANGÉLICOS TOMEM O PODER


Lançado a duas semanas das eleições, o livro "Plano de poder", do bispo Edir Macedo prega que Deus tem um plano político para os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus e para os evangélicos que sejam seus aliados: governar o Brasil. Fundador e chefe da Igreja Universal, Edir Macedo incita os evangélicos à mobilização partidária, seguindo o "projeto de nação" que Deus teria sonhado para os hebreus, que ele chama de cristãos. É o que mostra reportagem de Tatiana Farah, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO.
"Tudo é uma questão de engajamento, consenso e mobilização dos evangélicos. Nunca, em nenhum tempo da história do evangelho no Brasil, foi tão oportuno como agora chamá-los de forma incisiva a participar da política nacional", escreve Macedo, estimando em 40 milhões a comunidade de evangélicos no país.
"A potencialidade numérica dos evangélicos como eleitores pode decidir qualquer pleito eletivo, tanto no Legislativo, quanto no Executivo, em qualquer que seja o escalão, municipal, estadual ou federal".
Sobrinho de Macedo, Marcello Crivella disputa a prefeitura do Rio pelo PRB, partido ligado à Igreja Universal.

Parlamentares evangélicos são 164, mas já não aumentam como antesO Brasil conta atualmente com 164 parlamentares evangélicos, entre vereadores, deputados estaduais e federais e senadores, distribuídos por 18 partidos. O PRB de Crivella é o que concentra a maior bancada evangélica: dos 28 eleitos, 17 são de grupos religiosos (61% de seus parlamentares). Criado em 2005, o partido, que tem na legenda o vice-presidente José Alencar, foi o que mais cresceu no ano passado, e é um dos ancoradouros dos pastores-candidatos da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd).
Segundo levantamento do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil, o segundo maior reduto de evangélicos é o PSC, que, entre seus 47 parlamentares, elegeu 17 evangélicos (36% da bancada). O PMDB é o que tem, em números absolutos, o maior número de evangélicos (25), mas, em termos proporcionais, esse grupo representa apenas 7% do total de 373 parlamentares do partido.

Globo

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

Problema técnico vai deixar 'máquina do Big Bang' parada durante dois meses

Vazamento de hélio ocorreu por causa de defeito em ímãs do LHC.
Maior acelerador de partículas do mundo ainda estava 'esquentando'.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), que começou a funcionar no último dia 10 no que deve ser o maior experimento científico do século, ficará fora de serviço por pelo menos dois meses devido a um vazamento de hélio, informou hoje a Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (Cern).

Em uma nota, a entidade destacou que na última sexta-feira houve um vazamento de hélio em um setor do túnel do LHC, devido, segundo as investigações preliminares, a uma ligação elétrica defeituosa entre dois ímãs, o que causou a falha mecânica. "Em nenhum momento houve risco para as pessoas", segundo a Cern, que destacou que teve início uma investigação completa sobre o incidente.
Os consertos implicarão um atraso de "no mínimo dois meses" nas operações do LHC, segundo o comunicado. No aparelho, um túnel circular de 27 quilômetros entre França e Suíça, os cientistas da Cern pretendem recriar condições análogas ao Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo, mediante a colisão frontal de partículas à velocidade da luz.
Um dos grandes objetivos é descobrir o hipotético Bóson de Higgs, chamado por alguns de "a partícula de Deus", cuja existência é considerada indispensável para explicar por que as partículas elementares têm massa e por que as massas são tão diferentes entre si.
O projeto, que demorou 20 anos e custou 4 bilhões de euros para se concretizar, tornou-se operacional neste mês, quando os físicos conseguiram fazer circular com sucesso as primeiras partículas pelo túnel.

EFE/G1

FONTE: noticiascristas.blogspot.com

"Venda de Virgindade: Jornalista oferece R$ 1,3 milhão por virgindade de modelo

Raffaele Fico anunciou no início da semana que está vendendo sua "primeira vez" por um milhão de euros.
Foi feita a primeira oferta. O jornalista italiano Claudio Brachino fez uma oferta de 500 mil euros - o equivalente a cerca de R$ 1,3 milhão - pelo direito de passar uma noite com a modelo Raffaelle Fico. Raffaele Fico anunciou no início da semana que está vendendo sua "primeira vez" por um milhão de euros, o equivalente a R$ 2,6 milhões e o dobro da oferta feita por Brachino.
O jornalista, que apresenta o noticiário matutino do Canal 5 italiano, afirmou que não tem como pagar todo o valor pedido pela modelo, mas estaria interessado caso ela aceitasse a "barganha". Em seu blog, Raffaele respondeu, e disse que "poderia pensar no assunto". Raffaele ganhou destaque ao participar da última edição do programa Big Brother na TV italiana. Ela afirma que precisa do dinheiro para comprar um apartamento e pagar aulas de atuação.
Depois de estrear na televisão em um reality show, a beldade quer virar atriz. "Estou ansiosa para saber quem é que vai arrumar o dinheiro para me levar para a cama. Eu não sei o que é sexo, nunca fiz", diz a modelo, que jura que jamais namorou. "Mas também, caso eu não goste [da primeira vez], vou tomar uma taça de vinho e esquecer." "Ela é devota, e reza todas as noites", conta a mãe de Raffaele, em entrevista à revista italiana Chi.

G1

FONTE: noticiascristas.blogspot.com